Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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ATIVIDADE DE ÁREA E PERÍMETRO COM GEOPLANO NUMA TURMA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Maycon Santos Viana, Weverton Augusto da Vitória, Antônio Henrique Pinto

Prédio: Corredor C
Sala: Sala C5
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Apresentamos um relato de experiência sobre o ensino de área e perímetro de algumas figuras planas. O trabalho foi desenvolvido no segundo semestre de 2015 com uma turma de 30 alunos de 6ª série/7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal localizada em Vitória/ Espirito Santo e parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – Subprojeto Matemática. O objetivo foi levar os alunos a construir conceitos matemáticos de área e perímetro de retângulos e triângulos com o auxílio do Geoplano. A turma foi dividida com grupos de 2 ou 3 componentes e as atividades foram registradas numa folha e recolhidas no final da dinâmica. Além disso, cada grupo recebeu: 01 Geoplano quadrado 12x12, borrachas elásticas e 1 régua. Reservamos 20 minutos para exploração do material. Em seguida, levamos os alunos a construção do conceito de área do retângulo com auxílio do Geoplano. Na etapa seguinte, procedemos a construção do triangulo retângulo inscrito no quadrilátero, para desenvolver os conceitos ali presentes. Na 3ª etapa, construímos o conceito de perímetro do retângulo com auxílio do quadro branco e em seguida eles construíram um quadrilátero de lado qualquer no Geoplano e calcularam o seu perímetro. Na última etapa, eles inscreveram um triângulo qualquer no retângulo e calcularam seu perímetro. Todos os grupos não tiveram problemas para calcular a área do retângulo. Com relação a área do triângulo notamos que 5 alunos perceberam que era a metade da área do quadrado e os demais só perceberam após os cálculos. Os grupos não encontraram dificuldades para calcular o perímetro do quadrado. Na última atividade, todos os grupos construíram um triângulo retângulo e mediram a diagonal do quadrado para calcular seu perímetro. Observamos que 5 alunos utilizaram o Teorema de Pitágoras para confirmar a medida da diagonal. Entretanto, 6 alunos não sabiam somar números decimais e seus colegas explicaram essa soma. Verificamos que o envolvimento dos alunos ocorreu colaborativamente entre os grupos e que o material manipulativo contribuiu para facilitar a assimilação do conteúdo. Assim, enquanto futuros professores, aprendemos que esta proposta de ensino sugere que se esse conteúdo for trabalhado de maneira investigativa, a aprendizagem tende a se significativa e o processo colaborativo.   Eixo temático: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)