Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA EXPERIÊNCIA COM CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS

Jady Ogioni Coelho, Daniele Buzigini Pinto Barbiere

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este relato de experiência trata do ensino de sólidos geométricos vivenciada com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Vitória, parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid supbrojeto matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória e foi desenvolvida em novembro do ano de 2015. A experiência aconteceu durante a aplicação de uma oficina sobre Construção de Sólidos Geométricos, que objetivou a compreensão melhor dos sólidos através da oficina, e nela pudemos abordar os seguintes conteúdos: Geometria Espacial, Poliedros, Resistência triangular, Vértices, arestas e faces e Prismas, pirâmides e corpos redondos. A oficina propunha a construção de sólidos utilizando canudos e nylon. No primeiro momento foram apresentados sólidos em acrílico, e deixamos com que os alunos descobrissem, em duplas, como construir os sólidos com os canudos e o nylon, sabendo que deviam passar o nylon apenas por dentro dos canudos, podendo passar mais de uma vez em cada canudo. Depois de deixá-los pensar em um caminho, orientamos para que pudessem concluir. Os alunos se empolgaram com a atividade, e pediam mais sólidos de acrílico de referência, fazendo mais sólidos do que esperávamos. Ao fim da construção fizemos uma exposição de assuntos e uma reflexão junto aos alunos sobre determinados conteúdos relacionados aos sólidos geométricos, costuramos diversos assuntos, fazendo-os passear por eles, fazendo-os se tornar mais próximos dos alunos. Na aplicação da oficina enfrentamos algumas dificuldades de início, com relação ao interesse de alguns alunos, no entanto, os demais alunos demonstraram interesse e desenvolveram a atividade conforme proposto alcançando objetivos além do esperado com a oficina. Por se tratar de algo manual, o método conquista os alunos, e para nós que estávamos realizando a oficina ouvir relatos como “a oficina está sendo bem divertida e proveitosa” é muito gratificante e recompensador. Demonstraram com a participação que o entendimento dos detalhes estava mais claro e que alcançaram avanços. Com isso podemos perceber a importância de se utilizar diversos métodos de ensino em sala de aula, para se conseguir atingir os diversos alunos, tendo em vista que cada aluno é diferente e tem seu modo de aprender e suas particularidades e preferências, e isso deve ser respeitado.