Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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A LINGUAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO TEÓRICO

Renan Oliveira Altoé, Anderson José Silva, Flávia Arlete Lovatti, Jéssica Monteiro Falquetto, Alex Jordane

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-20 03:00  – 04:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


No âmbito escolar, o processo de ensino e aprendizagem perpassa pelo recurso da comunicação. Assim, aprendemos com o outro e com as experiências por nós vivenciadas em sociedade, relações essas mediadas pelo ato de comunicar-se. Contudo, sabemos que em sala de aula, diferentes linguagens podem manifestar-se, desde aquelas decorrentes da própria ciência, quanto uma menos formal, elaborada pelo professor a partir da restruturação de símbolos complexos que possam dificultar o processo de ensino e aprendizagem. Apesar de toda relevância que a matemática possui na formação intelectual e social, ainda é grande sua rejeição no contexto educacional. Nos estudos de Rudd et al (2008), evidencia-se o professor e seu papel no planejamento de suas aulas, principalmente no que diz respeito à linguagem que utilizará em sala de aula. Assim, este trabalho trata-se de estudo bibliográfico, no qual buscamos destacar a importância da linguagem no processo de ensino e aprendizagem de matemática, tomando por base os estudos de Bakhtin (2006), Machado (1989; 2001), Cândido (2001), Zuchi (2004), dentre outros. Para tanto, abordamos a definição de Linguagem e Comunicação, pois acreditamos que a Linguagem Matemática decorre desses conceitos. Diante dos estudos, apoiados nos autores acima, na escola, a comunicação é importante pois contribui no ensino e na aprendizagem, uma vez que ensinar e aprender é um processo comunicativo. Em virtude disso, cabe aos professores promoverem atividades que estimulem a comunicação oral e escrita, ambas que conduzem o educando a verbalizar os seus raciocínios. Além disso, existe conflito entre a linguagem utilizada no cotidiano escolar e a Linguagem Matemática, que por vezes deriva do uso de palavras técnicas da própria ciência e que geram ambiguidade ou duplo sentido com as palavras utilizadas no vocabulário fora da sala de aula. Assim, a Linguagem Matemática apesar de sua complexidade, pode se tornar acessível a todos, quando o professor busca meios de familiarizar os estudantes com os símbolos e expressões presentes nessa ciência. Os enunciados tornam-se mais familiares a medida que os discentes compreendem a Linguagem Matemática, esta que pode ser desenvolvida a partir de atividades que possibilitem os alunos a discutirem sobre matemática. Vê-se, diante disso, que o professor deveria buscar meios para tornar a matemática mais transparente, transcrevendo-a em uma linguagem acessível aos alunos. Evidentemente, compreendemos que a concepção do docente para essa ciência, seu ensino e aprendizagem, podem interferir na escolha desses meios e caminhos didáticos.