Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

JOGO DA MEMÓRIA MATEMÁTICO: PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Mariana dos Santos Cezar, Thaís Denoni da Silva, Karini Cezana Elias, Águida Silva Bullerjan, Layla Teixeira Viana, Luiz Roberto dos Santos Pereira

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O jogo da memória é um jogo muito conhecido e tem como objetivo formar pares de elementos iguais ou com propriedades semelhantes, reforçando a ideia de memória no posicionamento das cartas. O jogo da memória para a aprendizagem da Geometria Espacial foi desenvolvido por alunos do Ensino Médio. A professora de Matemática propôs aos alunos que desenvolvessem jogos que tratassem desse tema. Com essa proposta um grupo de 5 alunos (as) se empenharam em estudar o conteúdo Geometria Espacial e a partir desse estudo propuseram a confecção do jogo da memória, por se tratar de um jogo mais fácil e divertido, pois é capaz de atender desde crianças até idosos, basta possuir um conhecimento básico de Geometria Espacial. A maioria dos jogos possui algum objetivo por trás, que alguns não conseguem entender ou desvendar, por esse motivo, nossos principais objetivos são levar a alegria e entretenimento para seus participantes e ajudar no conhecimento dos conceitos de Geometria Espacial. O jogo é composto de 31 pares de cartas, sendo 31 cartas na cor roxa e 31 cartas na cor verde. Os jogadores deverão jogar o dado para definir quem inicia o jogo. Após, o aluno que retirar o maior número pegará uma carta roxa que contém algum conceito da Geometria Espacial, nesse momento será destinado um tempo marcado com uma ampulheta para o aluno virar até 5 cartas verdes que contém o elemento correspondente ao conceito, para tentar identificar se algum daqueles elementos possuem aquele conceito. Quando acabar o tempo o aluno deve identificar qual a carta que ele acredita que forme par. Se o aluno acertar, ele fica com o par. Se o aluno errar, devolve as cartas. E assim, joga o próximo aluno no sentido horário. No final do jogo, aquele que tiver mais pares de cartas será o (a) vencedor (a). Apesar de tratarmos de um jogo simples, o mesmo permitiu aos alunos que confeccionaram, aprenderem sobre a Geometria Espacial em suas formas e propriedades e aos alunos que jogaram a compreenderem propriedades entre as formas ali presentes. Além de seguirem regras e socializarem com outros alunos. Também registramos como fator importante o empenho e a dedicação desses alunos na confecção e na apresentação do jogo para outros alunos.