Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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MANIPULAÇÃO DE GEOPLANO EM TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jady Ogioni Coelho, Daniele Buzigini Pinto Barbiere, Alexsandra Lucia Miranda Senna da Silva

Prédio: Corredor C
Sala: Sala C3
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este resumo vem apresentar uma experiência vivenciada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Vitória, parceria do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid subprojeto matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória em 29 de setembro de 2015. A experiência aconteceu durante uma aula de matemática da professora regente juntamente com os bolsistas sobre geometria plana utilizando Geoplano. Durante a nossa experiência com a professora da turma e com os alunos, tivemos aprendizados valiosos. Notamos em nossas observações, que geralmente os recursos didáticos utilizados numa sala de aula se restringem a quadro, pincel e livro. Entretanto, nesta turma, percebemos uma exceção. Para iniciar ou mesmo revisar algum conteúdo, o planejamento era fundamental porque nos possibilitava criar, propor ou compartilhar ideias para um ensino de matemática com qualidade. E com a geometria plana não foi diferente. A utilização do Geoplano gerou inicialmente curiosidade e encanto nos alunos. Oportunizamos neste primeiro momento uma manipulação livre com o intuito de que a turma pudesse se familiarizar com o material. Durante a aula, à medida que a professora regente ia apresentando o nome dos polígonos, nós íamos auxiliando os alunos a representarem as figuras no Geoplano. E nesse processo, conduzimos a percepção da turma às características de cada figura, desenvolvendo naturalmente o conteúdo curricular. Efetuamos o cálculo da área e do perímetro de algumas figuras planas a partir de uma unidade de medida e diferenciamos dentre os quadriláteros, os paralelogramos e os trapézios. Além das figuras planas, oportunizamos aos alunos que liberassem a imaginação e figuras de barco, casas, animais e plantas foram lindamente criadas. Embora o assunto de geometria plana estivesse sendo abordado, a representação do cubo trabalhada anteriormente em geometria espacial, também foi realizada no Geoplano por alguns alunos. Isso nos mostrou que, ao planejarmos uma aula de matemática, é imprescindível propormos situações que motivem aos alunos a participarem ativamente com questionamentos, a formularem hipóteses, a fazerem conjecturas utilizando seus conhecimentos prévios. A partir do interesse e do desenvolvimento dos alunos durante a aula, concluímos que aliar o trabalho pedagógico com recursos didáticos manipulados pode auxiliar a compreensão dos conceitos abordados de maneira empírica no aprendizado do conteúdo matemático.