Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADE DE CONJUNTOS A PARTIR DE ENTREVISTAS E CONSTRUÇÃO DOS RESULTADOS EM DIAGRAMAS

waldileria silva viana

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este relato de experiência, trata de uma atividade que foi realizada em uma escola do ensino médio, localizada no município da Serra/ES, com duas turmas do 1º ano em março de 2015. Esta atividade foi planejada com o objetivo de fixar conceito de conjunto por meio de manipulação de dados, com a construção do diagrama de VENN. Acreditamos que essa manipulação ajudou os alunos na compreensão do conceito de conjunto e suas operações. E defendemos também que o trabalho em equipe realizado em sala de aula estimula a aprendizagem. A atividade foi pensada em uma dinâmica envolvente, ou seja, que promovesse um trabalho em equipe possibilitando o surgimento de discussões sobre a atividade. Assim, a turma foi separada em grupos e cada grupo recebeu um tema diferente, foram eles: “GRUPO 1 – tema redes sociais: facebook, twitter, google+”; “GRUPO 2 – tema hobbies: desenhos, esportes, música”; “GRUPO 3 - tema estilo de música: sertanejo, funk, gospel”; “GRUPO 4 – tema disciplina: biologia, matemática, português”; “GRUPO 5 – tema estilo de filme: comédia, documentário, terror”. “GRUPO 6 – tema comunicador instantâneo: timber, telegrama, whatsapp”; “GRUPO 7 – tema operadora: vivo, oi, claro. Com os temas em mãos, os alunos fizeram  entrevistas com uma outra turma do 1º ano para descobrir gostos e preferências. E com esses dados, eles organizaram no diagrama para uma apresentação de resultados em sala de aula. Foi observado que no momento dessa construção, houve reflexões significativas sobre intercessão, união e operações entre conjuntos necessárias para a montagem do diagrama, que foi desenhado em uma cartolina e apresentado os resultados para a turma.  No momento de cada apresentação foram realizadas diferentes perguntas sobre intercessão dos conjuntos, união ou sobre determinados conjuntos para identificar se os alunos conseguiram compreender os conceitos.  Os resultados não foram uniformes, infelizmente teve dois grupos que não alcançaram a compreensão dos conceitos sozinhos, então, foi necessário no momento da apresentação, desses alunos, fazer algumas correções e sanar algumas dúvidas. Mesmo assim, foi considerado o resultado satisfatório. Porque provocou entre os alunos discussão sobre os conceitos e interação entre eles, alcançando assim o objetivo da atividade.  E isso ficou explícito em observações realizadas no momento da apresentação de cada grupo.