Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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O USO DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO DE PORCENTAGEM PARA UMA TURMA DO CURSO PROEJA GUIA DE TURISMO

Fabiana Chagas De andrade

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A1
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-16

Resumo


O trabalho foi resultado de uma experiência didática sobre ensino de porcentagem através do uso de infográficos com os alunos do segundo módulo da turma Proeja Guia de Turismo. Adotamos o ponto de vista da Educação Matemática Crítica (Skovsmose, 2008), observando que a Matemática não deve ser apenas uma descrição da natureza e sim uma via de reflexão sobre a sociedade. Sob essa perspectiva, utilizamos uma metodologia na qual a turma dividiu-se em grupos, e cada um deles buscou o conceito de infográfico e exemplos na internet que tratassem de assuntos em evidência na atualidade, tais como tabagismo, obesidade, Zika vírus, Olimpíadas, etc, e contivessem informações apresentadas sob a forma de porcentagem. A partir da compreensão de infográfico e do conceito de porcentagem, apresentamos doze sites para que os discentes construíssem seus próprios infográficos. O tema sugerido foi o turismo do Espírito Santo, devido à pertinência do tema aos futuros guias de turismo. Alguns grupos, devido às dificuldades no uso das tecnologias digitais, realizaram a montagem dos infográficos de forma artística e manual. O resultado do trabalho foi exposto em forma de banners e cartazes que foram discutidos junto à turma, buscando provocar uma reflexão sobre os temas através de porcentagens “alarmantes”. Um grupo em específico coletou os dados dos alunos de todas as turmas de Proeja Guia de Turismo e criou um infográfico sobre o perfil do estudante desse curso. Observou-se que mais da metade não pretendia seguir a carreira, a maioria é mulheres e mais da metade soube do curso através de conhecidos. Assim, a porcentagem serviu como instrumento para conscientização dos alunos. Ao final do trabalho, os alunos responderam às perguntas sobre a realização do mesmo, e muitos relataram que se sentiram motivados e compreenderam melhor o conteúdo matemático tanto pelo apelo visual dos infográficos, como pelo uso das tecnologias e também a reflexão sobre os temas. Concluímos que a experiência foi bem-sucedida por trazer para o contexto escolar elementos que desenvolveram o senso crítico dos alunos através da Porcentagem. A Matemática serviu como instrumento da cidadania, em um grupo social de estudantes que normalmente vive à margem da sociedade e possui sérias dificuldades de aprendizagem. Conscientizar através da Matemática apresenta a disciplina a serviço da sociedade, e não a sociedade a serviço da disciplina.