Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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CONSTRUÇÃO DO SABER: INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Karla de Almeida Brandão, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 1
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


O presente relato de experiência apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, o qual se insere na linha de formação de professores, especificamente professores que ensinam Matemática.  Esse trabalho tem como objetivo relatar algumas reflexões e construções de saberes docentes sobre o eixo temático Grandezas e Medidas a partir da constituição de um grupo de estudos com professores licenciados em pedagogia e em matemática. A proposta de interação entre esses dois grupos de professores surgiu pela necessidade de maior diálogo entre eles, visto que no ambiente educativo essa prática não ocorre com frequência. Além disso, acreditamos que na troca de experiências todos constroem novos saberes, socializam os já adquiridos e, nas relações estabelecidas no grupo, produzem mudanças em suas práticas de sala de aula. Cremos também que cada um desses professores possui dificuldades próprias de sua formação, mesmo que distintas, com carência em conteúdo matemático e nas questões didático pedagógicas, sendo eles advindos do curso de Pedagogia ou da Licenciatura em Matemática.  Apesar de termos escolhido o tema Grandezas e Medidas pra realizarmos nossas discussões, não nos limitamos a discutir somente esse eixo temático, uma vez que ofertamos aos participantes a oportunidade de trazer outras propostas para o grupo, tendo em vista que nosso objetivo foi criar um ambiente com características colaborativas, no qual se busca que cada integrante possua autonomia e participação igualitária no grupo. Baseados nos estudos de Shulman e Débora Ball, nosso olhar se voltou para o conhecimento do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento especializado desses professores, em razão de sua importância na formação do professor, sem negar os demais saberes necessários à profissão docente. Até o presente momento, o grupo de estudos realizou seis encontros presenciais, mas almejamos que, ao término da pesquisa consigamos realizar mais quatro, totalizando dez encontros. Diante das nossas limitações para abordar todas as informações sobre essa pesquisa, selecionamos apenas alguns episódios para relatar. Esperamos que ao final dos encontros, o diálogo e a troca de experiência entre esses professores os façam refletir sobre sua prática educativa, pois acreditamos, assim como Freire (1996), que pensar criticamente sobre a nossa prática contribui para melhorar nossa atuação docente.