Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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USANDO BLOCOS DO SOFTWARE APP INVENCTOR PARA CRIAR APLICATIVO MATEMÁTICO

Vito Rodrigues Franzosi, Rony Claúdio de Oliveira Freitas

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O uso de Tecnologias Móveis (TM) como tablets e smartphones estão promovendo profundas mudanças no contexto sociocultural revelando novas possibilidades no cotidiano das pessoas de ver, aprender e interpretar o mundo. Existe uma tendência de que aos poucos haja uma substituição de livros impressos por livros com conteúdos digitais. Esse fato é justificado pela diminuição de custo, a ampliação de possibilidades de interação, além de ser ecologicamente mais correto. Ademais, as TM conectadas à internet promovem fácil acesso à informação e o desenvolvimento de diferentes modos de representação e de compreensão do pensamento. Segundo a organização de Pesquisa Nacional de Domicílio (Pnad) o acesso à internet por TM é superior ao acesso por computadores. Embora os resultados da Pnad apontem o avanço na utilização das TM, elas ainda não estão totalmente inseridas no universo escolar. Ao mesmo tempo, a sala de aula não permanece à margem desse processo tecnológico, pois os tablets e smartphones, mesmo que ainda em pequena escala, estão presentes nas escolas em ambientes de ensino e aprendizagem trazendo novos desafios, possibilidades, discussões e decisões importantes para a Educação. Baseado nas ideias construcionistas de Seymour Papert e no desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget idealizamos uma exposição do software app invector desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O objetivo desse trabalho é incentivar o uso do software app invector em processo de ensino e aprendizagem em Matemática na Educação Básica, por meio de desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android. O aplicativo construído poderá ser instalado em tempo real no tablet ou smartphone do seu desenvolvedor.