Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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Geometria em redes sociais: curtas essa ideia!

Organdi Mongin Rovetta, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho trata de apresentar o guia didático intitulado “Geometria nas redes sociais: curta essa ideia!” que foi produzido com o objetivo de compartilhar atividades desenvolvidas durante uma pesquisa de mestrado que investigou interações, em sala de aula e em redes sociais, de alunos da 3ª série do ensino médio, durante o estudo de sólidos geométricos. O referido guia destina-se a professores de Matemática que desejam trabalhar com seus alunos atividades sobre sólidos geométricos tendo como base a visualização. Quando falamos em visualização, nos orientamos nas concepções do pesquisador espanhol Angel Gutiérrez que a concebe como um tipo de atividade de raciocínio baseada no uso de elementos visuais, sejam eles mentais ou físicos. Sendo assim, desenvolvemos em sala de aula e em redes sociais atividades visando estimular o raciocínio visual, importante componente para a construção do pensamento geométrico. Além disso, o material explora também uma proposta de trabalho que utiliza as redes sociais como um espaço complementar à sala de aula. O ponto central do material são as atividades comentadas, que relatam a experiência de realização das mesmas. Na introdução do guia abordamos um pouco do que foi a pesquisa de mestrado que subsidiou sua construção, bem como as teorias que a embasaram; na sequência contamos como o trabalho foi desenvolvido em cada um dos ambientes e apresentamos, de forma comentada, algumas atividades realizadas, trazendo, nos anexos, uma sugestão de outras atividades que podem ser desenvolvidas.  Com o desenvolvimento das atividades que subsidiaram a construção deste guia, observamos que no contexto da aprendizagem dialógica, a interação entre os alunos ganhou um espaço importante, seja na aprendizagem presencial ou a distância. Além disso, a aprendizagem matemática propiciada com a utilização de recursos tecnológicos variados, agregados aos espaços virtuais de aprendizagem, pode contribuir para um processo autônomo, construtivo e reflexivo de ensino e aprendizagem. As informações que num primeiro momento são recebidas por meio dos ambientes virtuais podem ser enriquecidas pelas informações que são compartilhadas com os demais, e é por meio dessas interações que o conhecimento é construído e se compreende a importância do diálogo. Nessa perspectiva, é importante destacar o papel do professor como um mediador desse processo. Nossa proposta é, portanto, divulgar o material produzido, pois apesar de o mesmo ser chamado de “guia” didático, trata-se de um material dinâmico, que traz uma proposta inovadora e aberta, cujo principal objetivo é ser um material de apoio para o professor e não um roteiro “engessado”, pois além de oferecer exemplos de atividades, servirá de inspiração para a criação de novas propostas.