Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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MOSAICOS E PAVIMENTAÇÃO: CONCEITUAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS E PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Lívia S. Oliveira Santos, Sandra A. Fraga da Silva

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-20 03:00  – 04:30
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este relato trata de uma discussão a partir do estudo de Transformações Geométricas em construção de Mosaicos e Pavimentações desenvolvidos em um Curso de Extensão, Instituto Federal em Vitória. Essa experiência amplia-se em discussões realizadas em uma oficina de construção de mosaico e pavimentação, aplicada no mês de novembro de 2015, como parte da pesquisa da Iniciação Científica, com foco em transformações geométricas em mosaicos e formação docente, ainda em desenvolvimento. O objetivo da oficina consistiu a princípio na construção de mosaicos e pavimentação, utilizando transformações geométricas (T.G.) e a realização de discussão conceitual da diferenciação de mosaico e pavimentação para o ensino de isometrias. Para execução da oficina foram apresentadas peças com figuras geométricas tais como: hexágonos regulares, retângulos, quadrados, triângulos equiláteros, triângulos retângulos, e outras figuras modificadas a partir de triângulos e hexágonos. Produzimos materiais com EVA e Cortiça de 03 mm e, utilizamos outros materiais do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) para a construção de mosaicos e pavimentação em uma folha de papel A4 branca. No primeiro momento realizamos uma discussão sobre as construções executadas pelos participantes e, verificamos que os participantes se confundiram com os conceitos de mosaico e de pavimentação. Diante dessa situação, verificamos a necessidade de discutir as definições matemáticas e os conceitos relacionados a arte/estética acerca de Mosaicos e Pavimentações para diferenciá-los e orientá-los durante a oficina e, por conseguinte para a reconstrução de conhecimentos e práticas desses professores. Como parte da pesquisa, verificamos que existem produções diversas que diferenciam mosaico e pavimentação em sua conceituação, assim como conceitos adotados que os igualam em: produções científicas, livros e outros materiais didáticos. Para a continuidade da discussão sobre as T.G. com a construção de mosaicos e da pavimentação, foi necessário estabelecer um consenso entre os participantes na definição de mosaicos e pavimentação, e concluímos que o mesmo deve ser realizado para o direcionamento de uma atividade e prática de ensino. Enquanto futuros professores de matemática entendemos que para o processo de ensino e aprendizagem deve-se ter uma boa base conceitual do que se está abordando. Deve-se ficar atento às tarefas norteadoras de práticas em sala de aula e a estudos e pesquisas, em todos os níveis de ensino da educação básica, sejam em formação inicial docente ou formação continuada, e, também, em relação à prática reflexiva sobre esses conhecimentos. Concluímos com este trabalho que existem diferentes definições e/ou conceitos nas produções científicas e materiais didáticos acerca da Pavimentação e do Mosaico. Há diferenciações em caráter formal matemático no pensamento geométrico e em abordagens utilizadas pelos autores estudados. Por fim, inferirmos de forma reflexiva sobre essas divergências encontradas nas produções acadêmicas analisadas e que elas podem acarretar dificuldades de aprendizagens.