Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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CONCEITOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO USO DE RECURSOS MANIPULATIVOS: OBSERVAÇÕES DE LICENCIANDAS EM INICIAÇÕES CIENTÍFICAS

Lívia Oliveira Silva Oliveira Santos, Jenifer Stoffel Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor B
Sala: Miniauditório 2
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O presente trabalho analisa como se deu abordagens de conceitos geométricos a partir de recursos manipulativos em experiências de formação de professores de duas licenciandas, que estão desenvolvendo iniciações científicas de agosto de 2015 a julho de 2016. Os dados utilizados se deram a partir de observações e reflexões sobre os estudos realizados durante atividades acadêmicas envolvendo Ensino de Geometria. O foco deste relato está na importância e cuidado em abordar conceitos geométricos, não apenas na pesquisa, mas também na realização e elaboração de atividades das oficinas, em especial, quando usamos materiais manipuláveis. Dentre as atividades acadêmicas desenvolvidas nas iniciações científicas incluem-se pesquisas, oficinas e análises, com abordagens em: formação de professores, ensino de geometria com materiais manipuláveis e pensamento geométrico. Utilizamos como referenciais alguns autores envolvendo essas temáticas: Veloso, Gutierrez, Lorenzato e Vale. Diante de dificuldades apresentadas por licenciandos em aulas de geometria procuramos apresentar possibilidades para a construção do conhecimento geométrico por meio de atividades manipulativas trabalhando com construção de mosaico e pavimentação no plano e realização de dobraduras e estudo de origamis. Durante nossos estudos percebemos a importância da exploração da geometria em atividades permitidas por recursos manipulativos que promovem visualização, construção e aprimoramento do pensamento geométrico. Uma das pesquisas foi referente a mosaico e pavimentação junto a um curso de extensão sobre transformações geométricas, na qual abordamos isometrias no plano, noções de propriedades geométricas (paralelismo e perpendiculares) com uso de moldes de ‘polígonos’ em EVA e cortiça, e, o próprio conceito de pavimentação do plano. Na segunda pesquisa referente a dobraduras e geometria plana abordada em minicursos em eventos, apresentamos conceitos básicos e fundamentais da geometria, propriedades que classificam os polígonos, ambos utilizando papel retangular, inclusive o quadrado, e outros papéis com as laterais rasgadas para ampliar discussões sobre as propriedades. No decorrer de ambos estudos destacamos que a prática vai além do estudo do material manipulativo a ser utilizado, é preciso realizar juntamente um estudo de potencialidades e debilidades no que se refere aos conceitos geométricos a serem abordados e utilizados de modo a possibilitar uma construção de pensamento geométrico abrangente e coerente para a formação de professores de matemática. Realizando observações e reflexões críticas a partir das oficinas aplicadas, entendemos que trabalhando uma proposta de formação docente, referente ao pensamento crítico matemático, a construção de conceitos e definições geométricas devem ser desenvolvidas para ampliação de possibilidades de aprendizado e de ensino deste conhecimento em sala de aula. Enquanto futuras professoras também identificamos que o pensamento geométrico precisa ser construído ao longo de diversas atividades, incluindo as manipulativas.