Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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JOGO CUBÔ: UM CAMINHO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Mariana dos Santos Cezar, Carla Zani Pereira, Iago Storch Bastos, Karolayne Fioroti Calegari, Lucas Pagung da Silva, Natália Vieira Venturim, Nívia Castro Binda

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Ensinar por meio  de  jogos  é um  caminho   para  o   educador  desenvolver  aulas  mais atrativas e que despertem a curiosidade dos alunos. Foi nessa perspectiva que os alunos  do  2º  ano  do  Ensino  Médio  do  Instituto  Federal  do  Espírito Santo,  Campus   Nova   Venécia   foram   convidados   a  confeccionar   jogos matemáticos com o tema Geometria Espacial. A partir dessa proposta tivemos  a  ideia  de  criar  o jogo Cubô. Esse  jogo  tem  como   principal   objetivo    propiciar   a   aprendizagem    de   forma   mais   dinâmica   e  proporcionar   uma   visão   mais   ampla  sobre  a  Geometria  Espacial, retomando  seus conceitos, fórmulas e aplicações. Para  a  confecção  desse   jogo  realizamos  um  estudo  sobre   retas,  planos, poliedros: prismas e pirâmides, corpos redondos, cálculo de áreas e volumes.  O  material  utilizado   para  a  confecção  do   jogo   foi:  cola,  caneta,  estilete, tesoura,  régua,    papel   EVA,   papel   contact,  caixa   de   papelão,  ou  seja,  materiais acessíveis e de baixo custo, o  que  possibilita  a  confecção  desse jogo por todos que se interessarem. O jogo Cubô é composto  por um cubo com  numerações de 1 a 4  em suas faces, possui cartas com  perguntas  relacionadas a  conceitos, elementos e cálculos que podem ser realizados na Geometria Espacial. O  jogo pode ser jogado por até 5 pessoas, da  seguinte forma:  joga-se  um dado para definir quem inicia o jogo, o jogador que inicia, joga o cubo com numerações de 1 a 4. Cada numeração  indica  um  tipo  de  pergunta, a qual  o  jogador  deverá retirar uma e responder. Se responder  corretamente,  ganha  dois  pontos  e  se  errar   perde  um  ponto. E  assim,  procede  com  os   outros   jogadores. O  jogo termina   quando   acabarem   as  perguntas,  nesse  caso aquele  (a) jogador (a) que  tiver maior  pontuação  será  o  vencedor  ou  vencedora  do jogo. Para nós alunos  o jogo representou  uma   estratégia  para   aplicação  do   conteúdo   matemático  -   Geometria Espacial.  Dessa  forma  observamos  que  é  necessário  um  conhecimento   básico  de  Geometria  Espacial  para  jogá-lo. Observamos também  que  essa  proposta  de   estudo  do   conteúdo  foi  mais  atrativa  e  que  permitiu  aprendermos  o  conteúdo brincando. O jogo proporcionou: aprendizagem, interação social, união  entre  os colegas do grupo e da turma e muita diversão.