JOGO CUBÔ: UM CAMINHO PARA O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00 – 10:00
Última alteração: 2016-05-10
Resumo
Ensinar por meio de jogos é um caminho para o educador desenvolver aulas mais atrativas e que despertem a curiosidade dos alunos. Foi nessa perspectiva que os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia foram convidados a confeccionar jogos matemáticos com o tema Geometria Espacial. A partir dessa proposta tivemos a ideia de criar o jogo Cubô. Esse jogo tem como principal objetivo propiciar a aprendizagem de forma mais dinâmica e proporcionar uma visão mais ampla sobre a Geometria Espacial, retomando seus conceitos, fórmulas e aplicações. Para a confecção desse jogo realizamos um estudo sobre retas, planos, poliedros: prismas e pirâmides, corpos redondos, cálculo de áreas e volumes. O material utilizado para a confecção do jogo foi: cola, caneta, estilete, tesoura, régua, papel EVA, papel contact, caixa de papelão, ou seja, materiais acessíveis e de baixo custo, o que possibilita a confecção desse jogo por todos que se interessarem. O jogo Cubô é composto por um cubo com numerações de 1 a 4 em suas faces, possui cartas com perguntas relacionadas a conceitos, elementos e cálculos que podem ser realizados na Geometria Espacial. O jogo pode ser jogado por até 5 pessoas, da seguinte forma: joga-se um dado para definir quem inicia o jogo, o jogador que inicia, joga o cubo com numerações de 1 a 4. Cada numeração indica um tipo de pergunta, a qual o jogador deverá retirar uma e responder. Se responder corretamente, ganha dois pontos e se errar perde um ponto. E assim, procede com os outros jogadores. O jogo termina quando acabarem as perguntas, nesse caso aquele (a) jogador (a) que tiver maior pontuação será o vencedor ou vencedora do jogo. Para nós alunos o jogo representou uma estratégia para aplicação do conteúdo matemático - Geometria Espacial. Dessa forma observamos que é necessário um conhecimento básico de Geometria Espacial para jogá-lo. Observamos também que essa proposta de estudo do conteúdo foi mais atrativa e que permitiu aprendermos o conteúdo brincando. O jogo proporcionou: aprendizagem, interação social, união entre os colegas do grupo e da turma e muita diversão.