Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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A ABORDAGEM DO TEMA PROPORÇÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNOLÓGICA

Janaina Carneiro Marques, Priscila de Souza Chisté

Prédio: Corredor C
Sala: Sala C3
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-16

Resumo


O trabalho apresenta um relato de experiência de uma oficina sobre proporção realizada no Grupo de Pesquisa em Desenho Técnico, formado por estudantes do curso técnico em eletrotécnica, os quais foram convidados a formar esse grupo, no intuito de construir, de forma colaborativa, uma proposta de reformulação do Ensino do Desenho Técnico.  A metodologia se aproxima da pesquisa-ação porque tem como princípio a participação de todos os integrantes e possibilita estabelecer a reflexão e a avaliação em todas as etapas do processo. Como referencial teórico dialoga com a Psicologia Histórico-Cultural, proposta por Vigotski, valorizando a mediação do professor. Adota a Pedagogia Histórico-Crítica como teoria pedagógica da Psicologia Histórico-Cultural, assim como os momentos propostos por Saviani. No campo da Arquitetura e Desenho Técnico, os referenciais teóricos desse trabalho são: Argan, Ching, Heydenreich e Montenegro. Na primeira parte, a fim de trabalhar a Prática Social Inicial, por meio do trabalho cooperativo e da sensibilização no que diz respeito à importância do Desenho Técnico e da sua relação com várias áreas do conhecimento, escolhemos como elemento mediador a poesia. Adotamos Cecília Meireles, escritora e poetisa brasileira. Trabalhamos com o poema “O Desenho”, de 1963, que compõe o livro “O Estudante Empírico”. Com o intuito de atingir a formação integral, emancipadora e romper com o ensino tecnicista, o qual trata o homem como máquina e defende cada vez mais a especialização do conhecimento e do trabalho, proporcionando uma formação desintegrada e alienada; para problematizar o assunto, recorremos ao cinema. Utilizamos um trecho do filme “Tempos Modernos” (1936), de Charles Chaplin. Como modo de introduzir o assunto proporção, utilizamos parte do desenho animado “Donald no país da Matemágica” (1959), que de forma descontraída e divertida relaciona a Matemática com diversos campos do conhecimento. Com o intuito de aplicar o conceito de proporção, de modo a viabilizar sua incorporação como elemento integrante da realidade dos alunos (catarse), utilizamos como recurso a arte em mosaico.  Assim, buscamos promover experiências que valorizassem os saberes trazidos pelos participantes, aliamos o conhecimento técnico ao conhecimento histórico e à arte. Foi perceptível o aumento do interesse dos estudantes pelo tema. Mostraram-se mais participativos e empolgados. Muitos expressaram que não tinham ideia de como a Arte, a Arquitetura e a História estavam tão ligadas à Matemática e como era bom estudar dessa forma interdisciplinar. Nessa perspectiva, acreditamos estar na direção certa rumo à construção de uma proposta de Ensino do Desenho Técnico mais atrativa e emancipadora, que colaborará também com o aumento do conhecimento técnico, ampliando a formação profissional do estudante de forma contextualizada e preparando-o para uma postura crítica diante da realidade.