Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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Grandezas e Medidas na Alfabetização Matemática:Uma Exploração a Partir da Escola Multisseriada

Ana Cristina Soprani

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O conteúdo aqui exposto é parte de um trabalho de matemática, envolvendo grandezas e medidas, foi organizado para auxiliar os estudantes a ter uma maior clareza sobre esses elementos matemáticos, que são diariamente utilizados em sua rotina, porém não sistematizados. A escola em questão atende basicamente aos filhos de camponeses, especialmente seringueiros, funciona em sistema de multissérie. Objetivamos, portanto, sistematizar essas experiências de forma lúdica e criativa, levando a criança a fazer uma reflexão sobre sua própria realidade, participando de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala, produzindo texto com autonomia ou com mediação, experimentando situações cotidianas ou lúdicas envolvendo diversos tipos de grandezas, comprimento, massa, capacidade, tempo e comparando grandezas da mesma natureza por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida reconhecendo os diferentes instrumentos e unidades de medidas correspondentes. A sequencia didática grandezas e medidas foi elaborada a partir da literatura "Quem vai ficar com o Pêssego" da autora Yoon Ah-Hae. Neste, são abordados de forma muito lúdica, várias grandezas e medidas em uma disputa entre alguns animais pelo objeto de desejo: o pêssego. No momento inicial fizemos uma exploração da literatura, depois, um incentivo à reflexão: "pra que serve medir?" Após a exploração uma proposta de Gincana das medidas, onde orientei que a competição deveria ocorrer, assim como na história, sobre medidas e grandezas. No terceiro momento, preparamos o ambiente previamente, os estudantes se organizaram em equipes "multiidades" onde fariam as orientações acerca das anotações, todas as medidas deveriam ser anotadas pelas crianças, para que no final da competição, pudéssemos fazer a apuração. O resultado prático foi muito interessante, pois além da estratégia de contagem e medidas, também foram feitas as anotações. Ao final de todas as atividades, as crianças compararam as medidas e verificaram os ganhadores. Observaram as várias formas de medidas e os instrumentos utilizados para fazê-las. O trabalho realizado a partir da sequencia didática sobre grandezas e medidas, trouxe aprofundamentos em várias áreas e não apenas na matemática, como poderíamos inicialmente supor. Assim sendo, a área de linguagens foi aprofundada através da motivação da escrita de textos, números e medidas; nas humanas exploramos regiões, identidades, culturas. Em agrarias, observamos cultivos e plantios e em matemática as medidas e grandezas. Desta forma posso concluir que é possível que o professor, fazendo uso das diversas alternativas de exploração do ambiente e materiais da realidade vivenciada pelos seus educandos, possa dialogar com o currículo de forma contextualizada, utilizando metodologias que permitam um melhor entendimento do conteúdo científico, a partir da prática vivenciada pelos indivíduos envolvidos no processo.