Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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A importancia do ludico na educação de jovem e adultos

Solange Taranto Reis, Ana Ligia Oliveira Teixeira, Eucilene Carvalho de Souza

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este presente trabalho relata atividades realizadas em conjunto por alunos da licenciatura em matemática junto com professora de matemática em turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Educação Profissional. Sabemos que a EJA no contexto da Educação Profissional evidencia vários desafios em relação ao processo de ensino e aprendizagem entre os quais está a heterogeneidade de faixa etária e conhecimentos/experiências destes discentes em relação a conceitos matemáticos, o que tem contribuído com a baixa autoestima destes nas turmas da EJA. Com o objetivo de resgatar a autoestima e confiança deste público em aprender matemática e trabalhar de forma diferente operações com frações, realizamos algumas atividades lúdicas baseadas em Regina Célia Grando. O jogo é um recurso didático que contribui para o desenvolvimento do aluno, aperfeiçoando suas estratégias, além de estimular o trabalho em equipe e despertar a criatividade e curiosidade. As atividades foram realizadas em sala de aula e organizadas em sequência didática sobre operações com frações utilizando a metodologia de investigação e resolução de problemas com uso de material concreto e lúdico, o disco de frações, em uma das turmas do 1º período do Curso Técnico de segurança do Trabalho Integrado com EJA. Estas atividades foram elaboradas em forma de sequência para serem realizada em cinco momentos: 1º) Entender o conceito de fração; 2º) Reconhecer uma fração e suas representações; 3º) Investigar como efetuar operações com frações de mesmo denominador e com denominadores diferentes, utilizando o material concreto; 4º) Após experimento com o material concreto os alunos foram levados a realizar atividades envolvendo operações com frações sem uso deste material ;5º) Relato dos alunos sobre a experiência de uso de material concreto e lúdico para ensino da matemática. A partir desta experiência didática foi observado o quanto a atividade lúdica e uso de material concreto ajudam a atender as especificidades desse público. Como respostas à realização destas atividades os alunos da EJA demonstraramse mais participativos e mais motivados nas aulas. Mostrando a importância do diálogo com os saberes e com as experiências dos discentes a que se destinam, e ressalta que um olhar mais atento mostra que práticas de ensino diferenciadas contribuem para o desenvolvimento do aluno, levando a desenvolver estratégias diferenciadas para resolução de problemas, e a reavaliar suas ações ao se deparar com um erro, além de estimular o trabalho em equipe e despertar a criatividade e curiosidade.