Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

APRENDENDO GEOMETRIA ESPACIAL NO TABULEIRO GEOMÉTRICO

Mariana dos Santos Cezar, Lucas Aguiar Rebouças, Thiago Ferrari Carleti, Hiago Fernando Vagmaker Gonçalves, Carlos Eduardo Canguçu de Lima, Giovanni Santos Novaes Júnior, Daniel Climaco Patez

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O jogo Tabuleiro Geométrico foi criado por alunos do Ensino Médio e partiu de uma proposta de estudar a Geometria Espacial de forma diferenciada. Proposta esta, realizada pelas professoras de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia. O jogo é indicado para pessoas que tenham conhecimento básico de Geometria Espacial ou que estejam iniciando os estudos nessa área. O Tabuleiro Geométrico foi elaborado com intuito de proporcionar conhecimento de forma didática e divertida, estimulando o interesse do aluno pelo conteúdo e fixando as ideias já obtidas em sala de aula. O Tabuleiro Geométrico pode ser jogado com no mínimo 2 pessoas e no máximo 5 pessoas. Onde a ordem de jogada dos participantes é decidida com a roleta, na qual o participante que tirar maior número deverá ser o primeiro a jogar e os demais, de acordo com as maiores pontuações retiradas na roleta. O jogo se inicia na casa “Início” e a cada começo de jogada os participantes devem girar a roleta para determinar quantas casas irão percorrer. Quando o pino parar na casa com um ponto de exclamação “!”, o jogador deverá girar a roleta para determinar a cor da carta. Essas cartas possuem questões relacionadas à Geometria Espacial, e essas questões serão respondidas pelos jogadores que retirarem a carta. Se o jogador acertar, o mesmo avançará 1 casa, se errar voltará 3 casas. Quando o pino parar na casa com asterisco “*”, o jogador responderá uma pergunta da carta correspondente a cor da casa, em caso de acerto o jogador irá avançar 3 casas e se errar voltará 1 casa. Ganha o jogo quem chegar ao final do tabuleiro primeiro. Com a confecção desse jogo foi possível aprendermos sobre poliedros: prismas e pirâmides, corpos redondos e suas propriedades, assim como, retas, posições relativas de retas e planos. Aprendemos também a importância de se realizar uma pesquisa, pois foi por meio da pesquisa sobre Geometria Espacial que construímos o conhecimento necessário para a confecção do jogo. Destacamos também que esse jogo proporciona aos jogadores fixarem os conhecimentos já existentes e construírem novos conhecimentos acerca da Geometria Espacial.