DESCOBRINDO A ARTE NA GEOMETRIA FRACTAL
Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00 – 10:00
Última alteração: 2016-05-10
Resumo
Este estudo desenvolvido sobre a Geometria Fractal deve-se ao fato de ela ser mais precisa para descrever as formas da natureza do que a Geometria Euclidiana. A elaboração da feira buscou transformar em material concreto as informações sobre a geometria fractal, num contexto onde os alunos possam resgatar novos modos de pensar uma geometria da realidade e que muitas vezes não é estudada na sala de aula. Nosso objetivo é promover a compreensão conceitual de formas geométricas na forma de fractais por meio da diversificação de estratégias de ensino com enfoque na atividade do aluno, no sentido e no prazer que dela decorre, além de explorar a arte fractal através da criação de formas fractais concretas e virtuais, usando material concreto e recursos computacionais. Para tal, foram elaboradas sequências didáticas a partir do estudo dos fractais: Poeira de Cantor, Triângulo de Sierpinsk, Floco de Neve de Koch e Curva de Peano, onde serão explorados conteúdos matemáticos nos estudos desenvolvidos: A História e origem dos Fractais; seus conceitos e propriedades; criação de fractais virtuais com uso de softwares de geometria dinâmica; a construção de alguns cartões fractais utilizando materiais manipuláveis como a régua, a tesoura e papel cartão. Desse modo, será apresentado na feira, um recorte das práticas observacionais e colaborativas desenvolvidas sobre esta Geometria e suas possibilidades de ensino na educação básica, buscando metodologias que levassem os alunos a conhecer, compreender e aprofundar os conhecimentos matemáticos associados a essa geometria; descrever fórmulas gerais para calcular áreas e perímetros de figuras com complexidade crescente; desenvolver habilidades artísticas utilizando régua e compasso, dentre outras. O público alvo serão alunos do ensino médio, alunos de licenciatura em matemática e professores. Ao final das atividades realizadas, espera-se que os participantes possam expandir seu conhecimento matemático sobre a Geometria Fractal e perceber a sua relação com outros temas. Além disso, pretende-se que os conceitos matemáticos estudados e as diferentes metodologias aplicadas sirvam como ponto de partida para que os participantes e futuros docentes possam identificar as dificuldades existentes ou não com os temas matemáticos relacionados ao estudo dos fractais e as possíveis dificuldades para ensinar esse tópico que os participantes possam ter, discutindo modos de superá-las.