Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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DESCOBRINDO A ARTE NA GEOMETRIA FRACTAL

Marcia Brandão Santos Cade, Bruno Loyola Barbosa, Arthur dos Santos Leite Neiva Neves, Julius Andretti Peixoto Pires de Paula, Letícia de Carvalho Celestino, Júlia Araújo Perim, Eduardo Paulino dos Santos

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este estudo desenvolvido sobre a Geometria Fractal deve-se ao fato de ela ser mais precisa para descrever as formas da natureza do que a Geometria Euclidiana. A elaboração da feira buscou transformar em material concreto as informações sobre a geometria fractal, num contexto onde os alunos possam resgatar novos modos de pensar uma geometria da realidade e que muitas vezes não é estudada na sala de aula. Nosso objetivo é promover a compreensão conceitual de formas geométricas na forma de fractais por meio da diversificação de estratégias de ensino com enfoque na atividade do aluno, no sentido e no prazer que dela decorre, além de explorar a arte fractal através da criação de formas fractais concretas e virtuais, usando material concreto e recursos computacionais. Para tal, foram elaboradas sequências didáticas a partir do estudo dos fractais: Poeira de Cantor, Triângulo de Sierpinsk, Floco de Neve de Koch e Curva de Peano, onde serão explorados conteúdos matemáticos nos estudos desenvolvidos: A História e origem dos Fractais; seus conceitos e propriedades; criação de fractais virtuais com uso de softwares de geometria dinâmica; a construção de alguns cartões fractais utilizando materiais manipuláveis como a régua, a tesoura e papel cartão. Desse modo, será apresentado na feira, um recorte das práticas observacionais e colaborativas desenvolvidas sobre esta Geometria e suas possibilidades de ensino na educação básica, buscando metodologias que levassem os alunos a conhecer, compreender e aprofundar os conhecimentos matemáticos associados a essa geometria; descrever fórmulas gerais para calcular áreas e perímetros de figuras com complexidade crescente; desenvolver habilidades artísticas utilizando régua e compasso, dentre outras. O público alvo serão alunos do ensino médio, alunos de licenciatura em matemática e professores. Ao final das atividades realizadas, espera-se que os participantes possam expandir seu conhecimento matemático sobre a Geometria Fractal e perceber a sua relação com outros temas. Além disso, pretende-se que os conceitos matemáticos estudados e as diferentes metodologias aplicadas sirvam como ponto de partida para que os participantes e futuros docentes possam identificar as dificuldades existentes ou não com os temas matemáticos relacionados ao estudo dos fractais e as possíveis dificuldades para ensinar esse tópico que os participantes possam ter, discutindo modos de superá-las.