Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Investigando razões trigonométricas no triângulo retângulo

Kayodê David de Melo Souza, Sandra Aparecida Fraga

Prédio: Corredor C
Sala: Sala C4
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este relato de experiência trata do ensino de razões trigonométricas no triangulo retângulo desenvolvido em uma turma de nono ano da rede pública municipal de Vitória. Essa experiência origina-se de discussões efetivadas a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) subprojeto matemática e foi desenvolvida no período de 03 a 10 de novembro do ano de 2015. O objetivo da ação didática consistiu em abordar razões trigonométricas no triângulo retângulo a partir de atividades investigativas. Para isso, realizamos uma sequência de duas aulas. No primeiro momento foi realizado uma aula como revisão de conceitos necessários para abordar as razões trigonométricas. Relembramos o que eram figuras semelhantes e que quando dois triângulos são semelhantes seus lados são proporcionais. Em seguida realizamos uma oficina, no Laboratório de matemática do Ifes, intitulada “investigando razões trigonométricas no triangulo retângulo” onde dividimos os alunos em cinco grupos de 4 ou 5 alunos. Os alunos receberam três triângulos retângulos, de tamanhos diferentes, porém semelhantes, régua e uma folha de registro. Identificamos um dos ângulos como “alfa”, que seria nossa referência para o cálculo das razões e cada um dos lados dos triângulos (cateto oposto a alfa, cateto adjacente a alfa e hipotenusa). A oficina consistia no seguinte: com o auxílio da régua, pedimos aos alunos que medissem cada um dos lados de um dos triângulos e registrassem as medidas numa folha de papel. O segundo passo seria efetuar o cálculo das razões: cateto oposto (ao ângulo marcado) sobre hipotenusa; cateto adjacente sobre hipotenusa; cateto oposto sobre cateto adjacente. Repetir o processo para os outros dois triângulos. Ao final de todo o processo, os alunos notaram que os resultados das razões calculadas nos três triângulos eram bem próximos e perguntamos então se eles sabiam o porquê de aquilo acontecer. Somente um dos cinco grupos soube responder corretamente, “Isso acontece porque os triângulos são semelhantes”. Logo após, apresentamos aos alunos o nome de cada uma das razões como seno, cosseno e tangente do ângulo alfa. Ao final dessas etapas verificamos que o envolvimento dos alunos com a temática de estudo ocorreu de maneira satisfatória. Todos os alunos participaram da atividade, entretanto, observamos que as aprendizagens não ocorreram da mesma maneira que a participação. Nem todos os alunos conseguiram realizar os exercícios propostos ao final da atividade. Enquanto futuro professor, aprendi que os alunos aprendem de maneira de diferente e cabe a mim encontrar maneiras de solucionar os diferentes tipos de dificuldades e abordar o mesmo conteúdo de diversas maneiras.