Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS ALIADO AO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Higor Soares Majoni, Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-20 03:00  – 04:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


No cenário atual, o ensino da Matemática vem passando por transformações significativas, principalmente no que concerne aos métodos e técnicas no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, fazer uso do gênero textual Histórias em quadrinhos, dentro da sala de aula, atrelado aos conhecimentos voltados à história da matemática, pode ser uma dessas novas metodologias. As Histórias em quadrinhos correspondem a um gênero icônico ou icônico-verbal narrativo, isto é, que envolve as duas modalidades da língua: a escrita e a oral, cuja progressão temporal se organiza quadro a quadro. Como elementos típicos, ele apresenta os desenhos, os quadros, os balões e legendas, onde é inserido o texto verbal. Esse jogo de desenhos e cores proporciona ao leitor certo fascínio, tornando essas histórias atraentes a pessoas de todas as faixas etárias. Com base nisso, o presente trabalho teve por finalidade apresentar uma experiência em sala de aula, com alunos do 9ºano do ensino fundamental, envolvendo uma produção autoral sobre o conteúdo “Teorema de Pitágoras”, em formato de Histórias em quadrinhos, como forma de suporte ao processo ensino-aprendizagem na temática em questão. Nessa produção, confeccionadas a mão, ou seja, sem o uso de nenhum recurso computacional, priorizou-se a história desse teorema ao longo do tempo, além de resoluções explicativas de problemas com o seu uso. O Teorema de Pitágoras é uma importante ferramenta utilizada na Matemática, especialmente na área da Geometria, representando os catetos e a hipotenusa do triângulo retângulo através da lei de formação “a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”. Esse conteúdo foi escolhido pelo fato de ele ser muito importante não só aos alunos do 9º ano, como também do ensino médio, em diversas situações matemáticas. Aliar, portanto, a história da matemática ao uso dos quadrinhos faz com que seja desmistificada a imagem negativa em torno dessa disciplina, fazendo com que o ensino se torne mais atraente, divertido e, como consequência, “facilitado” por conta da linguagem visual presente nesse gênero; além de auxiliar a imaginação, criatividade e o interesse pela leitura e escrita.  Diante do exposto, o trabalho em questão proporcionou aos alunos do 9º ano um ensino contextualizado, lúdico e criativo sobre a história e uso do Teorema de Pitágoras, de modo a favorecer um crescimento intelectual e cultural.