Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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ANÁLISE DE ERROS NA INTEPRETAÇÃO E NA TRADUÇÃO DE PROBLEMAS PARA LINGUAGEM ALGÉBRICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Renan Fantinato Silva, Claudia A. C. de Araujo Lorenzoni

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


A linguagem algébrica permite ao aluno representar e resolver situações por meio de expressões e equações, desenvolvendo seu raciocínio para solucionar problemas, dentro e fora da escola. Contudo, muitos alunos aparentam ter dificuldades para resolver certos tipos de problemas algébricos, em particular quando envolvem uma tradução da linguagem escrita corrente para a linguagem da matemática e vice-versa. Essas dificuldades, quando não bem trabalhadas e sanadas, podem gerar erros que com o passar dos anos tornam-se mais difíceis de serem contornados por já estarem incorporados à prática dos estudantes. Visando contribuir com essa prática, esta pesquisa levantou, categorizou e analisou erros de alunos quanto à interpretação e à tradução de problemas matemáticos para o simbolismo algébrico e vice-versa em uma turma de 1º ano do ensino médio do curso técnico em Mecânica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Metodologicamente, este trabalho se inseriu em uma perspectiva qualitativa, exploratória e descritiva. Ele contou com uma lista de atividades referente à álgebra e um questionário visando conhecer a turma. A análise dos erros se deu conforme as categorias: erros relacionados a não compreensão de termos matemáticos; erros relacionados à relação entre duas variáveis; erros relacionados à aplicação da propriedade distributiva; erros relacionados à transposição de termos; erros relacionados a dificuldades na visão espacial; erros relacionados à transcrição de dados do problema; erros relacionados a deduções incorretas de informações e erros relacionados à aplicação de teoremas e conteúdos. A língua portuguesa se mostrou muito importante na interpretação de algumas questões, uma vez que se mudássemos uma palavra, toda uma nova estratégia deveria ser analisada e interpretada para a formação da nova expressão. Nosso estudo mostrou que os erros relacionados especificamente à Álgebra em problemas matemáticos não necessariamente dependem do nível de dificuldade da questão ou de seu conteúdo. Em todos os graus e tipos, os erros são passíveis de acontecer e vão aparecer. Diante disso, o erro pode e deve ser estudo de debates em sala de aula, pois a partir dele professor e aluno aprendem juntos e encontram caminhos possíveis para contorná-los. Constatamos que trabalhar com as palavras é tão complexo quanto trabalhar com números e símbolos, uma vez que todas essas formas de comunicação requerem uma visão e uma interpretação por parte de quem as usa. Apesar de possuírem conceitos e métodos distintos, essas formas possuem a mesma função de registrar uma ideia.