Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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VOLUME DE PRISMAS E DE PIRÂMIDES

Arthur Geter de Melo Pereira, Adilton Araújo do Nascimento Júnior, Alex Gomes dos Santos

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A2
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-16

Resumo


Este trabalho se refere a uma atividade didático pedagógica a ser desenvolvida como parte da disciplina de geometria espacial em uma turma de licenciatura em matemática. Esta proposta tem origem no estudo sobre volume de prismas e de pirâmides e suas relações, tendo como objetivo ensinar o assunto a uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Para o início da exposição serão utilizados sólidos concretos de prismas e pirâmides (de papel, papelão, madeira, plástico, acrílico ou material semelhante) para que possamos visualizar os objetos em questão. Poderão manusear os sólidos a fim de enxergar por si próprios as características de cada objeto (vértices, arestas, lados etc). Após o reconhecimento dos sólidos, o questionamento sobre a obtenção de seus volumes deverá ser introduzido pelo expositor. A todo momento, a exposição deverá ser conduzida de modo que o assistente, com seu prévio conhecimento do cálculo de área de figuras planas, consiga deduzir ou ao menos iniciar os passos para cálculo de área de um prisma e uma pirâmide. Serão utilizadas três pirâmides de mesma base, altura e, consequentemente, mesmo volume para que o assistente possa visualizar que essas mesmas pirâmides formam um prisma de mesma altura. Com isso, é esperado que o assistente chegue à conclusão de que o volume do prisma é três vezes o volume das pirâmides e, assim, que o volume da pirâmide é um terço do volume do prisma que possui mesma base e mesma altura. Como consequência de sua descoberta, o assistente será questionado a respeito do cálculo dos volumes dos sólidos estudados e se há uma fórmula geral para esse cálculo. Após a resposta da assistência, a exposição será feita por meio de explicações orais teóricas sobre a composição e os cálculos dos volumes dos sólidos em questão, confirmando a descoberta do volume da pirâmide como um terço do volume do prisma de mesma base e altura, com exemplos de resolução de problemas relacionados ao assunto. Para tais resoluções serão utilizadas as bases teóricas apresentadas e as fórmulas relacionadas ao cálculo do volume de cada sólido. Durante a exposição teórica novamente serão utilizados os sólidos concretos para facilitar a compreensão da assistência.

 

Eixo temático: Educação matemática no Ensino médio