Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ORIGAMI DE POLIEDROS ESTRELADOS

JACKELINNE AZEVEDO SILVA DOS SANTOS, HELANDRO MARTINS BATISTA, GABRIEL HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA, MARIA APARECIDA CARLOS ALVES

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A3
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho trata de recurso didático pedagógico sobre o ensino de poliedros estrelados por meio da construção de origami, desenvolvido como parte das atividades da disciplina de geometria espacial em uma turma de licenciatura em matemática. Essa proposta origina-se de estudos sobre o tema poliedros estrelados e como podemos ensinar este conteúdo a partir de moldes modulares em dobradura de papel, para alunos dos anos finais do ensino fundamental. Ressaltamos a importância do uso de materiais manipuláveis, pois este tipo de trabalho pode possibilitar o desenvolvimento de habilidades comportamentais e motoras; o trabalho coletivo e a criatividade de alunos. A construção do origami pode ser implantada com práticas interdisciplinares entre os conceitos matemáticos com a disciplina de arte. Além disso, vários conceitos geométricos estão relacionados com outros conteúdos matemáticos e o presente trabalho poderia ser um momento de abordagem também desses outros conteúdos. Para isso, desejamos apresenta recursos necessários para o desenvolvimento das atividades, como o papel bicolor (branco e de outra cor), que pode ser utilizado de forma quadrada, de tamanho variado, sem cortes, ou recortes. O material a ser apresentado perfaz um trabalho mais amplo que está estruturado em diferentes momentos. No primeiro momento apresentamos as definições sobre poliedros estrelados e suas características; a aplicação da Relação de Euler e em seguida, realizamos uma exposição de origamis. No segundo momento será realizada uma oficina para a construção dos origamis dos poliedros estrelados. Ao final das atividades os participantes da oficina serão convidados a responder um breve questionário sobre a percepção obtida após participar das atividades e se as mesmas podem contribuir segundo sua opinião, para serem aplicadas com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Busca-se com este instrumento identificar se construção de poliedros estrelados em origami pode possibilitar a visualização e representação geométrica, além de identificar a Relação de Euler (número de vértices, faces e arestas de um poliedro) de poliedros estrelados. Ao final dessas etapas será possível verificar qual a contribuição dos materiais manipulativos para melhorar a compreensão desta temática de estudo. Enquanto futuros professores percebemos que é necessário o aprofundamento de práticas pedagógicas em sala de aula, por meio de aplicação da teoria em atividades práticas, para ampliar e possibilitar (re)construção de conceitos geométricos. Apresentar esse material contribui para que outros profissionais da educação possam conhecer mais uma proposta de aplicação em sala de aula em relação aos conhecimentos geométricos.