Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO

Cézar Jesus da Rocha, Mirian Gelli da Costa Andrade

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Muitas são as causas das dificuldades de aprendizagem em matemática nos mais diversos níveis educacionais e pesquisas no âmbito escolar apontam para o baixo rendimento nesta disciplina. Uma destas causas diz respeito a fatores cognitivos específicos que fazem com que o aluno sinta uma dificuldade além do normal, tornando seu aprendizado mais difícil. Outro fator, diz respeito a problemas de cunho educacional, ou seja, a escola é quem possui algum tipo de inadequação quanto à metodologia, o sistema de avaliação, dentre outros. Dentro dessa perspectiva, o objetivo traçado nesta investigação qualitativa, foi o de identificar as principais dificuldades de aprendizagem em matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e analisar suas causas. Para tal, foram selecionados quarenta alunos que apresentavam dificuldades em matemática, na Escola Municipal Igualdade e Justiça, em Teixeira de Freitas, Bahia. Estes, foram convidados a participar da pesquisa respondendo ao questionário de investigação. O questionário versou sobre questões ligadas a relação que eles estabelecem com a disciplina; a percepção da aplicação da matemática escolar no seu cotidiano; o nível de dificuldade e satisfação na aprendizagem em matemática; reprovação na disciplina e, se compreendem ou não a reprovação como incapacidade cognitiva. Analisando as respostas dos alunos pesquisados, percebeu-se que muitos deles não gostam da matemática ou são indiferentes a ela; muitos ainda apresentam dificuldades expressivas com as operações fundamentais, em especial a divisão; jugam ser uma disciplina difícil e justificam a implicação direta desta complexidade com o alto número de reprovações em matemática, tanto que, dentre os 40 alunos pesquisados, 77% já foram reprovados; acreditam que suas dificuldades não estão associadas nem a metodologia do professor nem a falta de capacidade para aprender, deixando implícito que esta dificuldade pode estar associada ao currículo, e, quando questionados sobre a relação que a matemática escolar tem com o dia a dia, muitos alunos demostraram não ter esta compreensão. Diante das respostas obtidas foi possível verificar que as dificuldades apresentadas são bem diversificadas, abrangendo desde as operações fundamentais até os mais diversos conteúdos inseridos nos cinco eixos matemáticos. Dentre as causas, constatou-se que estas apontam para dificuldades relacionadas, especialmente ao ensino, pois, não foram identificados entre os entrevistados a existência de distúrbio de aprendizagem relacionados a fatores orgânicos e/ou psicológicos, mas, que falta em muitos casos nas atividades em sala de aula, adequação metodológica que possibilite aos educandos atribuir significados a matemática que aprendem.