Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE UM CURSO DE EXTENSÃO

Roberta Resurreição Souza, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A5
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho relata a experiência de um curso de extensão realizado com professoras dos anos iniciais, durante o ano de 2015. A ideia surgiu após acompanharmos vários encontros de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), no ano de 2014, nos quais tecemos observações sobre esses encontros, delineando de modo colaborativo, a tentativa de ampliar conhecimentos de professoras, no ano de 2015. Considerando que o conteúdo de matemática esteve presente no programa do Pnaic, no ano de 2014, e considerando que o conteúdo de geometria foi um dos temas do caderno de formação de professores, verificamos a importância da realização desse curso, por entendermos que ele representaria uma oportunidade para o aprofundamento de estudos em geometria na formação continuada. Os encontros de formação foram organizados quinzenalmente, sempre às segundas-feiras. No total, foram realizados seis encontros durante dois meses, no período noturno, no horário de 18h às 22 h. Quanto ao número de participantes, tivemos em média 10 professoras. A proposta de formação teve como foco a valorização do conhecimento e a experiência das professoras. Dessa forma, o trabalho foi desenvolvido valorizando o trabalho coletivo de forma colaborativa. A equipe coordenadora foi constituída por duas professoras do Ifes, uma licencianda em matemática e uma mestranda em educação, ciências e matemática. Essa equipe foi criada a partir de discussões do grupo de estudos e pesquisa em educação matemática, em que a perspectiva foi a socialização e reflexão das produções/saberes construídos no grupo. Nos resultados identificamos indícios de conhecimentos construídos a partir da troca de experiência com professoras e nas discussões entre os pares durante as reuniões presenciais e na sala do ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, destacamos que, apesar da equipe coordenadora ser composta em sua maioria por professoras de matemática, as perguntas feitas pelas professoras representou-nos um desafio. Entretanto, devido ao curso se desenvolver de forma colaborativa, pautada na dialogicidade que vinha ocorrendo no grupo, foi possível discutir os assuntos, e por meio de um processo reflexivo coletivo, cada uma pôde expor o seu ponto de vista, trazendo assim, a ampliação do conhecimento para todas as participantes.

 

Palavras-chave: Geometria. Anos iniciais. Formação continuada.

 

Eixo temático: Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).