Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Utilização de poliedros para o preenchimento do espaço

Rodrigo Sena Silva, Thaciane Jähring Schunk, Deiverson Moreira Labiapari, Carlos Oliveira Silva de Andrade

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho trata de um recurso didático pedagógico sobre o ensino de poliedros desenvolvido como parte das atividades da disciplina de geometria espacial em uma turma de licenciatura de matemática. Essa proposta origina-se de estudos sobre o “Preenchimento do Espaço” e como podemos ensinar este conteúdo a partir de objetos manipulativos como: cubos, prismas, paralelepípedos, pirâmides. Ressaltamos a importância do uso de materiais manipuláveis porque facilita a visualização e aprendizagem dos alunos. Para isso, apresentamos o material confeccionado com papel cartão e elásticos, colagens e origamis. Na atividade, utilizando este material, cabe ao professor fomentar uma discussão sobre como poderíamos preencher o espaço utilizando poliedros regulares e irregulares e, se é possível um poliedro ou corpo redondo, preencher o espaço formado pelos os objetos semelhantes a sua forma, com o objetivo de estimular a reflexão e curiosidade dos alunos. Em um dado momento deve-se contemplar a oportunidade de analisar quais poliedros preenchem o espaço utilizando apenas os que são regulares, e como poderão fazê-lo utilizando uma combinação de poliedros irregulares distintos. Espera-se que o discente observe que corpos redondos não servirão para realizar o papel desejado, o que só será contemplado após uma série de tentativas. Alguns poliedros regulares se mostrarão mais promissores para a tarefa, como cubos e paralelepípedos. O método proposto é meramente uma experimentação por meio de encaixe desses objetos, até que o resultado esperado seja atingido. Ao final da atividade poderá ser verificado como o material contribuiu para estimular o interesse dos alunos sobre o tema discutido e tornar o conteúdo mais próximo do mundo em que vivem. Apenas a observação abstrata do conteúdo não permite uma total compreensão do mesmo para a maioria dos alunos.  Hoje, a ciência se vale dessa técnica para construção de prédios, casas e preenchimentos de ala na área da engenharia civil, transportes de cargas por meio de containers, transportes rodoviários (baú de caminhões). Mas também, pode-se observar em lugares mais simples, como uma dispensa, armários, prateleiras. Nós, enquanto futuros professores aprendemos que é de fundamental importância o aluno ser capaz de relacionar o conteúdo estudado com a sua realidade, e que a construção do pensamento, por meio de experimentos com materiais manipulativos, pode vir a contribuir também com a interação social e o desenvolvimento cognitivo entre os discentes.