Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA COM TURMA DO PROEJA.

Ana Ligia Teixeira

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O presente trabalho busca sistematizar uma experiência com alunos do segundo período do Curso Técnico de Segurança do Trabalho Integrado com o Ensino Médio para Jovens e Adultos, buscando integrar os conhecimentos adquiridos nas aulas do primeiro período nas disciplinas de Matemática e Fundamentos da Segurança do Trabalho. Sabemos que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto da Educação Profissional evidencia vários desafios em relação ao processo de ensino e aprendizagem entre os quais está a heterogeneidade de faixa etária e conhecimentos e experiências destes discentes em relação a conceitos matemáticos. A partir de uma situação problema proposta pelos próprios alunos que tiveram que investigar as causas e as consequências de um acidente de trabalho ocorrido nas dependências de uma empresa, cuja solução acarreta na apresentação de relatórios da perícia contendo cálculos, uso de funções e planilhas elaborados pelo técnico de segurança do trabalho. Busca-se apresentar, também, uma sistematização dessa experiência por meio de recortes dos dados produzidos e disponibilizados pela perícia realizada em função do acidente, ou seja, os alunos apresentaram dados e planilhas utilizando conceitos matemáticos como as quatro operações, operações com frações, função polinomial de primeiro grau, assim como dados estatísticos. Como metodologia foi usada a resolução de problemas de Caraça, que oportunizou aos discentes a compreensão de como os estudos dos conceitos de matemática seriam aplicados no cotidiano do técnico de segurança do trabalho. Ressaltando que práticas de ensino diferenciadas contribuem para o desenvolvimento do aluno, levando a desenvolver estratégias diferenciadas para resolução de problemas, além de estimular o trabalho em equipe. A apresentação deste trabalho ocorrerá com o uso de vídeo e slides, elaborados pelos alunos no contra turno, caracterizando-se como atividade extra classe, sob a orientação de professores envolvidos com o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica para Jovens e Adultos (Proeja).Para discussão teórica utilizamos Frigotto, Ciavatta e Ramos, que abordam o currículo integrado na educação profissional e Ubiratan D` Ambrosio que busca discutir a Educação Matemática. Com a realização desse trabalho percebemos a importância da integração curricular para o desenvolvimento e formação da educação do aluno Jovem e Adulto.