Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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MATERIAIS MANIPULATIVOS DESENVOLVIDOS PARA O ESTUDO DAS FIGURAS GEOMÉTRICAS CÍRCULO, TRIÂNGULO E RETÂNGULO

Talita Moraes Modolo, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Prédio: Corredor A
Sala: Sala A4
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


O presente texto apresenta uma sequência de materiais desenvolvidos para o estudo das figuras geométricas planas círculo, triângulo e retângulo. O material manipulativo aqui apresentado foi desenvolvido durante o planejamento das atividades que seriam utilizadas em minha pesquisa de conclusão de curso. Esse material foi pensado levando em consideração às limitações do aluno sujeito da pesquisa, que possui paralisia cerebral e limitações motoras, contudo, isso não impede que esse material possa vir a ser utilizado por outros alunos. Destacamos que sabemos que o material confeccionado pertence à geometria espacial, uma vez que possuem espessura, no entanto, admitimos esta como desprezível, uma vez que para realização desse tipo de estudo com alunos deficientes é mais viável a utilização de materiais concretos. A sequência desenvolvida conta com quatro atividades. Para a primeira e segunda atividades, utilizamos três conjuntos de fichas, um verde, um vermelho e um marrom, confeccionados em EVA, e cada conjunto é constituído por um retângulo, um triângulo e um círculo. No desenvolvimento da primeira atividade disponibilizamos três fichas com formas geométricas distintas e de mesma cor, onde o aluno escolhia a forma solicitada em cada questionamento. A segunda atividade é similar à primeira, no entanto, o que difere é que, nessa atividade as formas geométricas são de cores distintas e no comando é solicitada uma forma geométrica com uma cor específica. Na terceira atividade, trabalhamos com formações de sequências, onde observamos a capacidade do pensamento lógico do aluno, e para isso, desenvolvemos três faixas contendo sequências a serem completadas. Esse material foi confeccionado sobre tiras de papelão, recobertos por papel colorido amarelo e os elementos constituintes das sequências, que são as formas geométricas destacadas neste trabalho, foram produzidos em EVA colorido, sendo que alguns foram colados sobre as faixas, obedecendo o padrão das sequências, e outros possuíam velcro na parte de trás, sendo necessário para completar o elemento que falta na sequência. Por fim, a quarta atividade, que é mais lúdica, que permite ao aluno confeccionar um quadro utilizando as formas do retângulo, triângulo e círculo, de diferentes tamanhos e variadas cores. Para o desenvolvimento dessa atividade confeccionamos um quadro de papelão do tamanho de uma folha de A3, recoberto por manta acrílica e canudos feitos de jornal para dar acabamento, e as peças para produzir o quadro foram feitas em EVA coladas sobre folhas de isopor para embalagem, com velcro na parte de trás para ficarem presas na manta acrílica que compõe o quadro. Concluímos que com esse tipo de sequência de atividades, onde pensamos em materiais concretos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, trabalhamos conceitos matemáticos com alunos que, infelizmente, acabam ficando de lado durante as aulas por possuírem alguma dificuldade ou deficiência.