Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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EXPERIÊNCIA COM EQUAÇÕES DO 1º GRAU EM UMA TURMA DE PROGRESSÃO

Jady Ogioni Coelho

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este resumo vem apresentar uma pesquisa feita com alunos de uma turma de Progressão Ciclo II, que corresponde aos 7º e 8º anos, de uma escola da rede municipal de Vitória, realizada no ano de 2015. A pesquisa tinha como objetivo analisar dificuldades, representações e métodos de resolução de equações do primeiro grau de alunos de uma turma de Progressão no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com cinco alunos e utilizou a aplicação de um questionário e seis atividades, onde a primeira é parte do diagnóstico dos alunos, e as demais seguem uma linha de desenvolvimento na resolução de equações, nas quais os alunos fazem referência da relação de equações com algumas metodologias como a representação em balança. Nessa aplicação foram utilizados quatro métodos de resolução de equações: Gerar e avaliar, Esconder, Desfazer e Equações equivalentes. Durante a diagnóstico, foi possível detectar que apenas dois alunos continham conhecimentos construídos sobre o assunto, e o método utilizado por esses era o de Desfazer, mesmo utilizado pelo professor regente. Depois de realizada a pesquisa foram feitas análises das atividades feitas, que geraram reflexão sobre seu desenvolvimento algébrico. Com as análises foi possível identificar que após a aplicação, o método com que os alunos mais se identificaram foi o de Esconder, utilizando-o na maioria de sua resoluções, porém como ele não é suficiente para resolver todos os tipos de equação, os alunos que conseguiram desenvolver só esse método ainda têm dificuldades com algumas equações. Alguns alunos compreenderam o método Equações equivalentes, que utiliza a relação com a representação em balança para achar a solução, o que amplia ainda mais as possibilidades de resolução desses alunos. A experiência com alunos de uma turma de Progressão gerou uma reflexão sobre propostas como esta adotada de separar os alunos em defasagem idade série dos demais. Em que sentido está contribuindo para a formação desses alunos a segregação deles em turmas diferenciadas? A pretensão não é responder a esta questão, mas levantá-la como forma de pensar sobre o assunto. Os resultados analisados mostraram a importância de se trabalhar em sala de aula mais de um método para desenvolver os conteúdos, tendo em vista que cada indivíduo tem seu modo, e essas diferenças têm que ser respeitadas, sendo oferecidas oportunidades para todos.