Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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Literatura Infantil e Matemática

Solange Taranto Reis, Dilza Coco

Prédio: Corredor F
Sala: Sala F6
Data: 2016-05-19 08:00  – 09:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este trabalho relata as atividades realizadas em um minicurso de contação de história e matemática vinculado a um projeto de iniciação científica com foco na exploração da temática grandezas e medidas a partir da literatura infantil. Concordando com Nilson Jose Machado, o uso da literatura infantil deve ser um recurso estético metodológico no processo de ensino de conteúdos matemáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. Nessa direção, tomamos a literatura infantil em interface com a matemática, com a intenção de realizar estudos e produção de alternativas metodológicas para o ensino da matemática pela via do encantamento. Para dar início a pesquisa foi elaborado um minicurso de Contação de História e Matemática no qual reunimos um grupo de 21 professores alfabetizadores da rede pública de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, interessados em discutir e realizar atividades de ensino envolvendo literatura infantil e matemática. Essa pesquisa, desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, com aproximações das proposições da investigação do tipo intervenção, realizamos 06 encontros presenciais com a seguinte dinâmica: exercícios práticos de desinibição, depois arte de se contar uma história, onde era contada uma história da literatura infantil, e após eram desenvolvidas atividades baseadas na história contada. Essas atividades tinham por objetivo, além de investigar conhecimentos sobre de grandezas e medidas, contribuir com as professoras na elaboração de sequência didática para serem utilizadas em sala de aula. Vimos nosso objetivo alcançado através dos relatos das professoras em atividades desenvolvidas por elas em sala de aula, no envio de fotos dessas atividades e em uma atividade acompanhada por nós, dentro da sala de aula de uma das participantes, em uma escola da prefeitura de Vitória, onde as crianças após a leitura do livro trabalharam com a resolução de problemas para confeccionar as bonecas Jamelas. Para isso deveriam confeccionar os moldes da boneca, utilizando régua, lápis e borracha e relacionar com as possíveis formas geométricas que esses moldes apresentavam, assim trabalharam o conceito de perímetro e a área. Após o corte dos moldes um adulto costurava e depois eram enchidas e novamente costuradas, transformando-se em um brinquedo. Acreditamos na potencialidade existente na literatura infantil como um recurso estético metodológico que extrapola o entretenimento e favorece a atribuição de sentidos no ensino e aprendizagem.