Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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PERFOMANCE MATEMÁTICA DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Sabrine Costa Oliveira, Gabriel Andrade Ribeiro, Ícaro Lopes Simonetti, Igor Gracelli Pereira, João Pedro Valentim Gama da Vitória, Lucas Gadioli Celante, Marcelo Faitanin Machado, Mateus Vezzoni Franco, Pedro Belumat Loser Queiroz, Renan de Oliveira Pagani

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-17

Resumo


Esse trabalho é fruto de um projeto de uma escola particular de ensino fundamental em Vitória/ES, em que os alunos do 7º ano desenvolveram vídeos digitais em formato Perfomance Matemática Digital (PMD). O objetivo do projeto era desenvolver uma PMD sobre matemática a ser apresentada na própria escola no dia 6 de maio para comemorar o dia da matemática. A PMD tem como objetivo explorar possibilidades de perfomances artísticas (música, teatro, poesia) aliados ao uso de tecnologias digitais em Educação Matemática. As PMD’s vêm sendo utilizadas como ferramentas para dar significado aos conteúdos estudados, e ainda, como tentativa de atrair os alunos para uma matemática diferenciada. Inicialmente, assistimos PMD’s divulgadas no YouTube, e nesse momento discutimos as diferenças entre um vídeo comum e uma Perfomance Matemática Digital e as possibilidades existentes de criação de uma PMD. As PMD’s exibidas tratavam de dublagens de episódios de desenho animado, de paródias de músicas com conteúdos matemáticos e de curiosidades relacionada à matemática. Em seguida, a professora trabalhou as etapas de criação de uma PMD, que compreende a pré-produção, produção e pós-produção. Dividimos a turma em dois grupos, sendo que um ficou responsável por criar uma paródia de uma música e o outro decidiu criar um rap de matemática. Na etapa de pré-produção, escrevemos a letra e escolhemos qual música ou qual ritmo iríamos utilizar, em alguns momentos foi necessário que a professora realizasse intervenções para evitar erros conceituais sobre os conteúdos matemáticos. Na segunda etapa, realizamos ensaios com gravação de áudio para verificar se as rimas e o ritmo da música estavam certos. Na última etapa, gravamos o áudio definitivo e criamos o vídeo utilizando o programa Movie Maker, inserindo as imagens que selecionamos de acordo com a letra desenvolvida. Desenvolvemos uma paródia da música Happy e um rap com o ritmo Twenty one pilots. Todas etapas contaram com a supervisão e mediação da professora, para verificação de erros conceituais e auxílio nas dificuldades que surgiram no desenvolvimento do projeto. Foram utilizadas cinco aulas que compreenderam as etapas de produção da letra, verificação de ritmo, gravação do áudio e produção do vídeo.