Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MULTIBASE RELATÓRIO: GERANDO INFORMAÇÕES DIDÁTICAS QUE AUXILIAM O ENSINO DE CONCEITOS DE NÚMEROS E OPERAÇÕES ARITMÉTICAS BÁSICAS

Vito Rodrigues Franzosi, Rony Claúdio de Oliveira Freitas

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-20 03:00  – 04:30
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


A inserção das tecnologias na vida cotidiana das pessoas tem promovido profundas mudanças no contexto sociocultural, gerando incessantes transformações nas organizações e na representação e compreensão do pensamento humano, revelando novas possibilidades de ver, aprender e interpretar o mundo. Embora esses equipamentos ainda não estejam totalmente inseridos no universo escolar, já existem pesquisas que apontam o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem de Matemática. Esse é o caso do aplicativo para tablets denominado Multibase, produzido para auxiliar a produção de conhecimentos relativos a números e operações aritméticas. Uma das funcionalidades desse aplicativo é a geração de um relatório que pode auxiliar o professor na avaliação da aprendizagem, pois ele contém o percurso desenvolvido pelo estudante ao executar uma atividade. O objetivo dessa pesquisa é ampliar as potencialidades desse recurso pedagógico a partir de resultados de experiências realizadas com estudantes e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, utilizaremos como referência autores como Gilberto Lacerda Santos e Flávio Abreu no que tange ao uso de tecnologias na educação, Raymond Duval no aspecto epistemológico dos conceitos envolvidos e Jean Piaget no desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O percurso metodológico envolve a Engenharia Didático-Informática[1] baseada em três fases da Engenharia Didática: i) concepção e análise a priori; ii) experimentação; iii) análise a posteriori e validação; associada a dimensão informática da Engenharia de Software. Os sujeitos da pesquisa pertencem a uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal e cerca de dez professores que ensinam nos anos iniciais da educação básica participantes de um curso de aperfeiçoamento. O produto final será um sistema web capaz de controlar os acessos e visualizações dos relatórios por parte dos professores e estudantes.

[1]           O termo “Engenharia Didático-Informática” constitui-se na utilização dos procedimentos metodológicos de duas engenharias: Didática e de Softwares. Utilizamos tal expressão para designar esse estudo, pois o mesmo fundamenta uma engenharia de software com os contributos teóricos e metodológicos da Engenharia Didática. (TIBÚRCIO, 2016, p. 51).