Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A SIMETRIA

Dayane Souza Gomes

Prédio: Corredor B
Sala: Sala B3
Data: 2016-05-21 08:30  – 09:45
Última alteração: 2016-05-11

Resumo


Este relato de experiência trata do ensino de simetria desenvolvido em uma turma da educação infantil de crianças com cinco anos de idade, da rede pública municipal de Serra- ES. Essa experiência origina-se de discussões efetivadas em um curso de formação sobre geometria, grandezas e medidas e foi desenvolvida em duas aulas de quarenta minutos, no ano de 2015. O objetivo da ação didática consistiu em introduzir algumas noções de simetria em figuras planas e espaciais, tendo como suporte teórico os estudos de Kamii e Devries sobre o ensino da Geometria. Para isso, realizamos uma sequência de duas aulas com a utilização de materiais como papel sulfite, blocos lógicos e desenhos no quadro branco. Na primeira aula foi realizada uma roda de conversa com os alunos sobre figuras simétricas e observação de algumas figuras e manuseio dos blocos lógicos, identificando algumas características de simetria. A segunda aula foi o momento de registro por meio de uma atividade construída com a participação dos alunos em que a professora desenhava parte de uma figura dita por eles, no quadro, e com a contribuição deles marcava o eixo de simetria deixando a figura a ser completada pelos alunos. Ao final dessa etapa verificamos que o envolvimento dos alunos com a temática de estudo ocorreu de forma prazerosa e significativa, o que fez surgir novas ideias de abordagens de alguns movimentos como: permitir que os alunos utilizassem de forma livre e espontânea folhas de papel sulfite a fim de criarem diferentes figuras e dobraduras em que fosse possível encontrar e marcar o eixo de simetria das mesmas. Observamos que as aprendizagens permitiram que as crianças observassem e aguçassem o olhar sobre as singularidades de algumas figuras e algumas imagens, para além da proposta eles identificaram a simetria na escrita de algumas letras e de alguns numerais. Demonstrando assim, que o objetivo da experiência foi alcançado, que era introduzir algumas noções de simetria no ensino da geometria com crianças da educação infantil.