FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE FRAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Sala B2
Data: 2016-05-21 08:30 – 09:30
Última alteração: 2016-05-10
Resumo
O presente trabalho apresenta dados iniciais de uma proposta de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de fração e seus significados. A pesquisa tem abordagem qualitativa que busca conhecer como propostas de formação influenciam na (re)construção de conhecimentos de professores dos anos iniciais e suas práticas. Para compreender como a temática tem sido abordada no cenário de pesquisa em educação Matemática e, quais direcionamentos têm-se adotados com esse foco, pesquisamos trabalhos, apresentados em congressos coordenados pela SBEM, e dissertações e teses disponíveis no banco de dados da CAPES. Além disso, com a intenção de conhecer o entendimento dos professores que atuam nos anos iniciais, sobre fração, e como são trabalhados conteúdos que envolvem esse tema, foi solicitado a nove professores que respondessem um questionário individualmente, composto de dados pessoais e profissionais. As participantes tinham entre 36 e 51 anos, e são vinculadas às redes municipais de Vitória ou Vila Velha. Dessas, oito são licenciadas em Pedagogia e uma em Letras. Quanto ao tempo de trabalho na educação temos duas com menos de 10 anos, três entre 10 e 20 anos e quatro acima de 20 anos. Quando questionadas sobre o que é fração, quatro professoras escreveram que frações são parte-todo; quatro relataram que fração ocorre a partir da divisão de um inteiro em partes iguais; e, uma citou que é representação de escrita e desenhos de números. Ao serem questionadas sobre quais dos itens: parte de um todo; número; divisão; operador multiplicativo; razão entre duas partes; conjuntos discretos; conjunto contínuo; estariam relacionados com frações, todas as professoras indicaram a ideia de parte-todo, algumas também apontaram a divisão. Sete delas afirmaram desconhecer conceitos de conjuntos discretos e contínuo e de operador multiplicativo. Sobre como ensinam frações, foi observado que oito professoras dizem utilizar materiais concretos ou material dos alunos, dessas, três pontuam que recorrem a situações reais ou concretas do cotidiano, uma relatou que a escola não possui materiais. Esses dados corroboram com Campos et al. (1995) quando escrevem sobre uma tendência na introdução do conceito de fração, apenas a partir da relação parte-todo. Observa-se que o conceito de fração não está bem definido entre elas, algumas ensinam porque o currículo direciona e, a maioria aborda somente o significado parte-todo. Silva, Pietropaolo e Campos (2009), falam da importância de um enfoque maior da noção de fração, tanto em cursos de formação inicial como formação continuada, e apontam para a importância de constante reflexão da prática, sobretudo em ambientes que propiciem um trabalho colaborativo. A análise desses questionários nos apresentou indícios sobre à necessidade de formação, com professores dos anos inicias sobre o conceito de fração e seus significados.