Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 5ª Semana da Matemática do Ifes

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GEOMERIA FRACTAL, MATEMÁTICA E ARTE

Marcia Brandão Santos Cade, Waldiléria Silva Viana, Thallys Simões de Morais Oliveira, Vitor Eduardo dos Santos, Matheus Lima Monteiro de Barros, Rafael Queiroz Koehlert, Lucas Mombrini Schiffler Leite

Prédio: Pátio Central
Sala: Pátio Central
Data: 2016-05-21 08:00  – 10:00
Última alteração: 2016-05-10

Resumo


Este estudo consiste de um conjunto de seis trabalhos sobre a Geometria Fractal desenvolvidos em uma turma do Ensino Médio da rede federal de Vitória-ES.  A ideia de abordar a Geometria Fractal no formato de feira despertou o interesse em organizar um trabalho extraclasse para promover a continuidade dos estudos desenvolvidos sobre o tema, além dos alunos poderem apresentar suas próprias experiências e pesquisas sobre o assunto. Desse modo, apresentaremos um recorte das práticas observacionais e interativas sobre esta Geometria e suas possibilidades de ensino, possibilitando aos alunos uma postura investigativa. Nosso objetivo é promover a compreensão conceitual de formas geométricas na forma de fractais, além de produzir materiais de estudo para aplicação em sala de aula.  Para tanto, solicitamos a organização da turma do terceiro ano em grupos, para que estudassem mais sobre o assunto e preparassem uma apresentação para outros alunos do Ensino Médio da comunidade interna e externa. A ação didática consistiu em fortalecer o conhecimento matemático dos alunos através de oficinas sobre os conceitos e teorias aplicadas à geometria fractal e produção de materiais de estudo para aplicação no ensino básico.  Desse modo, foram elaboradas as seguintes pesquisas: A História e origem dos Fractais; O conjunto Júlia; Série de Fibonacci e Proporção Áurea; Uso de softwares de geometria dinâmica para criação de fractais virtuais; Construção de Fractais Geométricos, com dobraduras, recortes e colagens; Construção do Triângulo de Sierpinski com material reciclável. A proposta propiciou aos alunos trabalhar com processos iterativos; descrever fórmulas gerais para calcular áreas e perímetros de figuras com complexidade crescente; desenvolver habilidades artísticas utilizando régua e compasso; materiais recicláveis, dentre outros. Nesse sentido, mostrou-se uma alternativa favorável ao processo de ensino e aprendizagem proporcionando aos alunos uma participação ativa sobre um tema pouco abordado no ensino básico, bem como, um momento a mais de aprendizagem, formação e difusão dos conhecimentos. Como resultado da feira espera-se consolidar novos saberes e práticas pedagógicas sobre a Geometria Fractal, construídas a partir de uma postura investigativa e colaborativa servindo de estímulo aos participantes a continuarem os estudos sobre os temas relacionados e provocar investigações para além deste estudo.