Local da conferência
-
Corredor A
- A5
- LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
-
Corredor F
- F1
- F6
- F7
-
Corredor C
- C3
- C4
- C5
- C6
- C7
-
Teatro
- Teatro
-
Laboratório de informática
- Laboratório de informática 7
-
Corredor da Mecânica
- Auditório da Mecânica
-
Corredor B
- Mini Auditório 1
- Mini Auditório 2
-
Pátio central
- Pátio central
Agenda da Conferência
2013-11-12
06:00
-
INFLUÊNCIA DE TECNOLOGIAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA
Prédio: Teatro
Sala: Teatro
07:30
-
JOGO: COMBINANDO NO TRÂNSITO
Prédio: Corredor C
Sala: C7 -
ORIGAMI MODULAR: UMA OPÇÃO MANIPULATIVA DE GEOMETRIA ESPACIAL
Prédio: Corredor A
Sala: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA -
O ESTUDO DA PROBABILIDADE: DOS PARADOXOS DE MONTY HALL E DO ANIVERSÁRIO AO PROBLEMA DOS PONTOS
Prédio: Corredor F
Sala: F6 -
PARA NÃO MAIS ERRAR AS DIVISÕES: CONCEITOS, CONTEXTOS, ZEROS, VÍRGULAS E RESTOS
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E PROPOSTAS PARA O NUMERAMENTO
Prédio: Corredor F
Sala: F7 -
NOÇÕES ELEMENTARES EM MATEMÁTICA AUXILIAM NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO TRIVIAIS?
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
TRABALHANDO NOÇÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
ATIVIDADES UTILIZANDO TABLET PARA OPERAÇÕES EM DIFERENTES BASES NUMÉRICAS
Prédio: Corredor C
Sala: C6
2013-11-13
01:30
-
UMA PRÁTICA COLABORATIVA PARA RESGATE DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
O SHOW MATEMÁTICA DO MILHÃO: DIVULGANDO E PROMOVENDO CONHECIMENTO
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
PERCEPÇÃO DE SALÁRIO BRUTO E SALÁRIO LÍQUIDO POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
UMA INTRODUÇÃO À GEOMETRIA COM CRIANÇAS DE DOIS ANOS
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
UM OLHAR SOBRE O RESTO NA DIVISÃO
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A NOÇÃO DE FUNÇÕES E O USO DE MATERIAL MANIPULATIVO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
PENSAR, CRIAR, JOGAR E REPENSAR: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE COMBINATÓRIA
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
ESTUDO DE PLANO CARTESIANO E ÁREAS COM MATERIAIS DIDÁTICOS E GEOGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O BORDADO EM PONTO CRUZ EM TURMAS DE 7ª SÉRIE
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
COMUNICAÇÃO EM AULA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO NAS SÉRIES INICIAIS
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
APLICATIVO “MULTIBASE” E JOGO DO NUNCA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DA TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
DIFICULDADES EM ÁLGEBRA ELEMENTAR E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O APRENDIZADO DE FUNÇÕES
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
APLICAÇÃO DO JOGO “O LABIRINTO DE TABUADA” NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Corredor C
Sala: C6 -
ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE PRÁTICA DE ENSINO: DA TEORIA À AÇÃO
Prédio: Corredor C
Sala: C6
02:30
-
O PIBID E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA RELAÇÃO DE TROCA
Prédio: Teatro
Sala: Teatro -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Prédio: Teatro
Sala: Teatro -
POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Prédio: Teatro
Sala: Teatro -
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFES/VITÓRIA
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: POTENCIALIDADES PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFES
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: ESPAÇO PARA APRENDIZAGENS DOCENTES
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
05:30
- O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: HAVERÁ UMA ABORDAGEM INCLUSIVA?
- APLICATIVO “MULTIBASE” PARA ANDROID
- PLANTAS ARQUITETÔNICAS, ÁREAS E ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
- MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS
- UM OLHAR GEOMÉTRICO DOS SISTEMAS LINEARES DO TIPO 3x3 COMO UMA DAS APLICAÇÕES DO ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO PLANO
- INFLUÊNCIAS DA PEDAGOGIA FREINETIANA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
- UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DOS FATOS FUNDAMENTAIS
- AUTONOMIA DISCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMATICA: A ATIVIDADE DIDÁTICA DOS “POEMAS MATEMATICOS”
- A MATEMÁTICA NA ESCOLA DE 2º GRAU DEPOIS DA REFORMA 5.692 DE 1971
- ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 6º E 7° ANOS DA ESCOLA ESTADUAL ALICE LOUREIRO NA PRIMEIRA FASE DA 9ª OBMEP
- UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A HISTÓRIA DO DINHEIRO NO BRASIL
- A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
- FEIRA DE MATEMÁTICA COMO AÇÃO AVALIATIVA DA APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA DO IFMG-SJE
- APRENDENDO MATEMÁTICA CANTANDO
- NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: O USO DO GEOGEBRA® COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
- CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA PARA O APRENDIZADO
- APRENDENDO MATEMÁTICA COM O SEU MEIO: ISSO É ETNOMATEMÁTICA
- OFICINA DE MATEMÁTICA COMO FORMA DE COMUNICAÇAO E NOVA PROPOSTA DE RESOLVER PROBLEMAS
- O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO OPORTUNIDADE DE APLICAÇÃO DOS CONCEITOS METODOLÓGICOS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉTODO DE NEWTON UTILIZANDO O SOFTWARE EXCEL E O GEOGEBRA PARA ESTUDO DE RAÍZES REAIS DE FUNÇÕES
- TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CARÁTER FORMATIVO OU INFORMATIVO?
- GINCANA DA MATEMÁTICA
- A AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
- EXPLOSÃO DE NÚMEROS: NEGATIVO OU POSITIVO?
- SISTEMA DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA PARA O NÍVEL MÉDIO
- MATEMÁTICA E SUAS TECNOLGIAS: ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM 2012
- PROJETO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM NAS PERSPECTIVAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ETNOMATEMÁTICA
- USO DA PLANILHA EXCEL PARA ESTUDO DE SÉRIES E VERIFICAÇÃO DE CONVERGÊNCIA
06:30
-
ALGEBRINCANDO NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÕES SOBRE FUNÇÃO POR MEIO DE JOGOS
Prédio: Corredor C
Sala: C3 -
NÚMERO REAL: É TODO NÚMERO RACIONAL OU IRRACIONAL, POR QUÊ?
Prédio: Corredor F
Sala: F1 -
DIVIDIR PRA QUÊ?
Prédio: Corredor C
Sala: C5 -
LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Prédio: Corredor C
Sala: C6 -
ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA
Prédio: Corredor A
Sala: LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA -
O CONSTRUTOR GEOMÉTRICO: UM SOFTWARE PARA O SEU TABLET
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 - UMA INTRODUÇÃO AO LATEX ATRAVÉS DE EXEMPLOS
-
MÚSICA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
EXPLORANDO ISOMETRIAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ
Prédio: Corredor C
Sala: C4
2013-11-14
02:30
-
UMA ANALISE CRÍTICA DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTIFICA
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
APLICAÇÕES DE MATEMÁTICA NAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
TRANSFORMANDO O SIGNIFICADO DO SABER DOCENTE A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES
Prédio: Teatro
Sala: Teatro -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES EM GRUPOS DE ESTUDOS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1
03:45
-
O USO DA CALCULADORA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE OFICINAS
Prédio: Corredor C
Sala: C7 -
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA CONTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ALUNOS SURDOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Prédio: Corredor A
Sala: A5 -
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA EM CHEQUE: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MICRORREGIÃO DE UBÁ/MG
Prédio: Corredor C
Sala: C7 -
TORRE DE HANÓI E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE POTENCIAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
PIBID MATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E OS PEDAGÓGICOS
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
UM INTÉRPRETE E DOIS MUNDOS: DOS SURDOS E DOS OUVINTES
Prédio: Corredor A
Sala: A5 -
UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
DE ALUNA DE ESCOLA PARCEIRA Á BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID)
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica -
BRINCANDO E CONSTRUINDO NOÇÕES DE GRÁFICOS E TABELAS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS SOCIALIZANTES
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
DESENVOLVENDO O SENTIDO NUMÉRICO POR MEIO DE CÁLCULO MENTAL
Prédio: Corredor C
Sala: C7 -
O QUE PENSAM UNIVERSITÁRIOS SOBRE PADRÕES E REGULARIDADES EM MATEMÁTICA
Prédio: Corredor C
Sala: C4 -
A ESTATÍSTICA E SUA POTENCIALIDADE NO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO ASSISTENTE SOCIAL
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1 -
MODELAGEM COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES USANDO A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1
04:45
-
PROCESSOS PSICOLÓGICOS APLICADOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE ENSINO SUPERIOR
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2 -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E NOVOS DESAFIOS
Prédio: Teatro
Sala: Teatro -
INCLUSÃO X EXCLUSÃO NA PERSPECTIVA DO EDUCANDO: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS CONSIDERADOS “DIFERENTES”
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Apoio | Realização | ||