PARA NÃO MAIS ERRAR AS DIVISÕES: CONCEITOS, CONTEXTOS, ZEROS, VÍRGULAS E RESTOS
Prédio: Corredor C
Sala: C5
Data: 2013-11-12 07:30 – 10:00
Última alteração: 2013-11-02
Resumo
Você sabe explicar com clareza e convicção para seu aluno quando e por qual motivo “colocar” o zero e a vírgula no quociente de uma divisão? Em nosso oficina discutiremos o algoritmo tradicional da divisão, explicando quando e porque utilizar o zero e/ou a vírgula no quociente da forma correta. Mostraremos erros comuns, conceituais e procedimentais, fundamentados em pesquisas com alunos do ensino fundamental e licenciatura. Apresentaremos também propostas de intervenções para superar os equívocos analisados em nossas investigações. Num segundo momento, apresentaremos e discutiremos várias situações-problema ( pensadas para crianças do 5º e 6º anos), onde o dividendo será 93 e o divisor 8, mas as respostas questões serão diferentes. Isto se deve ao fato de nestas questões ser exigido do aluno uma compreensão/interpretação do resto e do resultado da operação, pois os exemplos selecionados abrangem diversos contextos, as duas ideias da divisão (medir e repartir em partes iguais) e a natureza (discreta ou contínua) do que está sendo dividido. Em relação ao resto das divisões de um modo geral, apresentaremos equívocos comuns, porém, pouco discutidos, decorrentes do “cortar zeros” e de usar regrinhas como “igualar as casas decimais e cortar a(s) vírgula(s)”.
Texto completo: PDF