Conferência de Abertura
INFLUÊNCIA DE TECNOLOGIAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA | |
Marcelo Almeida Bairral |
Palestras
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES EM GRUPOS DE ESTUDOS | |
Sandra Aparecida Fraga da Silva |
TRANSFORMANDO O SIGNIFICADO DO SABER DOCENTE A PARTIR DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE PROFESSORES | |
Rodolfo Chaves |
PROCESSOS PSICOLÓGICOS APLICADOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE ENSINO SUPERIOR | |
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS E NOVOS DESAFIOS | |
Rony Cláudio Oliveira Freitas |
APLICAÇÕES DE MATEMÁTICA NAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO | |
Luciano Lessa Lorenzoni |
UMA ANALISE CRÍTICA DA ESTATÍSTICA NA PESQUISA CIENTIFICA | |
Oscar Luiz Teixeira Rezende |
INCLUSÃO X EXCLUSÃO NA PERSPECTIVA DO EDUCANDO: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS CONSIDERADOS “DIFERENTES” | |
Edmar Reis Thiengo |
Mesa Redonda "Práticas pedagógicas em Escolas Públicas"
O PIBID E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA RELAÇÃO DE TROCA | |
Gerliane Martins Cosme |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA PARA ALÉM DA SALA DE AULA | |
Marcia Braga Perin |
POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Catia Aparecida Palmeira |
Mesa Redonda "Políticas públicas e a Licenciatura em Matemática"
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFES/VITÓRIA | |
Antônio Henrique Pinto |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL: POTENCIALIDADES PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFES | |
Julia Schaetzle Wrobel |
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: ESPAÇO PARA APRENDIZAGENS DOCENTES | |
Dilza Coco |
Comunicações científicas
A APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ALUNOS SURDOS DA EJA: UMA EXPERIÊNCIA COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, Thamires Belo de Jesus, Clóvis Lisboa dos Santos Junior, Edmar Reis Thiengo |
ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA ABORDAGEM DA TEORIA DOS GRAFOS NO ENSINO MÉDIO | |
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
AVALIAÇÕES EXTERNAS DE MATEMÁTICA EM CHEQUE: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MICRORREGIÃO DE UBÁ/MG | |
Matheus da Cunha Brasiel, Cristiane Aparecida Baquim |
DESENVOLVENDO O SENTIDO NUMÉRICO POR MEIO DE CÁLCULO MENTAL | |
Daniel Moreira dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA POR MEIO DE ESTRATÉGIAS SOCIALIZANTES | |
Ozirlei Teresa Marcilino |
O QUE PENSAM UNIVERSITÁRIOS SOBRE PADRÕES E REGULARIDADES EM MATEMÁTICA | |
Leandra Gonçalves dos Santos, Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner |
PENSAR, CRIAR, JOGAR E REPENSAR: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE COMBINATÓRIA | |
Jose Carlos Thompson Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
PIBID MATEMÁTICA: ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E OS PEDAGÓGICOS | |
Anna Christina Alcoforado Corrêa, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NA CONTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS | |
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
UM INTÉRPRETE E DOIS MUNDOS: DOS SURDOS E DOS OUVINTES | |
Thamires Belo de Jesus, Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, Edmar Reis Thiengo |
DIFICULDADES EM ÁLGEBRA ELEMENTAR E SUAS REPERCUSSÕES SOBRE O APRENDIZADO DE FUNÇÕES | |
Jean Geraldo Comper, Talita Moraes Modolo, Cátia Aparecida Palmeira |
Relatos de experiência
A ESTATÍSTICA E SUA POTENCIALIDADE NO TRABALHO DESENVOLVIDO PELO ASSISTENTE SOCIAL | |
Rosangela Cardoso Silva Barreto |
A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
Organdi Mongin Rovetta |
APLICAÇÃO DO JOGO “O LABIRINTO DE TABUADA” NO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Elcio Pasolini Milli, Pammela Ramos da Conceição |
APLICATIVO “MULTIBASE” E JOGO DO NUNCA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO | |
Vito Rodrigues Franzosi, Lauro Chagas e Sá, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE PRÁTICA DE ENSINO: DA TEORIA À AÇÃO | |
Matheus da Cunha Brasiel, Mayara Permanhane Nascimento, Gabriela França Oliveira |
BRINCANDO E CONSTRUINDO NOÇÕES DE GRÁFICOS E TABELAS | |
Euléssia Costa Silva, Lydia Marcia Braga Bazet, Simone de Melo Sessa, Vanusa Stefanon Maróquio |
COMUNICAÇÃO EM AULA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO MULTIPLICATIVO NAS SÉRIES INICIAIS | |
Camila dos Santos de Souza, Thays Xavier de Araújo, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Mayara Permanhane Nascimento, Matheus Enrique da Cunha Pimenta Brasiel |
DE ALUNA DE ESCOLA PARCEIRA Á BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) | |
Francisca Edna Amanda Silva Rodrigues, Sidney Pereira Silva Junior |
ESTUDO DE PLANO CARTESIANO E ÁREAS COM MATERIAIS DIDÁTICOS E GEOGEBRA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Roberta Resurreição Souza |
EXPLORANDO TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O BORDADO EM PONTO CRUZ EM TURMAS DE 7ª SÉRIE | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
MODELAGEM COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA | |
Anderson José Silva, Hélio Rosetti Junior |
O SHOW MATEMÁTICA DO MILHÃO: DIVULGANDO E PROMOVENDO CONHECIMENTO | |
Isabella Basílio Josaphá, Gabriela França Oliveira |
O USO DA CALCULADORA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE OFICINAS | |
Rúbia Drumond Magalhães, Mayara Permanhane Nascimento |
PERCEPÇÃO DE SALÁRIO BRUTO E SALÁRIO LÍQUIDO POR ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL | |
Michelle Ribeiro Amorim, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Helio Rosetti Júnior |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA A NOÇÃO DE FUNÇÕES E O USO DE MATERIAL MANIPULATIVO | |
Bea Karla Flores Machado Teixeira, Mariana dos Santos Cezar |
TORRE DE HANÓI E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOBRE POTENCIAÇÃO | |
Lauro Chagas e Sá |
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES USANDO A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS | |
Beatriz Cezar muller |
UM OLHAR SOBRE O RESTO NA DIVISÃO | |
Bernadete Veronica Hoffman, Lydia Braga Braga |
UMA INTRODUÇÃO À GEOMETRIA COM CRIANÇAS DE DOIS ANOS | |
Dayane Souza Gomes |
UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO | |
Jady Ogioni Coelho, Rodrigo Marques Portela, Gerliane Martins Cosme |
UMA PRÁTICA COLABORATIVA PARA RESGATE DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
Cátia Aparecida Palmeira, Adriana Piumatti de Oliveira, Jaqueline Magalhães Brum, Lauro Chagas e Sá, Thamires Belo de Jesus |
Pôster
A AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
Bruno Pinheiro dos Reis Gonçalves, Débora Aparecida de Almeida Santos, Edson Antônio Santos Monteiro, Jéffesson Anatário Nazário Batista |
A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Ednaid Santos de Faria, Laiane Camões da Silva, Pâmella Dala Paula Cavalcante, Raimundo da Silva Araújo, Sara Moitinho da Silva |
A MATEMÁTICA NA ESCOLA DE 2º GRAU DEPOIS DA REFORMA 5.692 DE 1971 | |
Mayara Garcia Ramos, Antônio Henrique Pinto |
ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 6º E 7° ANOS DA ESCOLA ESTADUAL ALICE LOUREIRO NA PRIMEIRA FASE DA 9ª OBMEP | |
Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares, Isabella Basílio Josaphá |
ANÁLISE E DISCUSSÃO DO MÉTODO DE NEWTON UTILIZANDO O SOFTWARE EXCEL E O GEOGEBRA PARA ESTUDO DE RAÍZES REAIS DE FUNÇÕES | |
Anderson José Silva, Fernanda Rodrigues Scandian, Renata Toneli Tedesco, Hélio Rosetti Júnior |
APRENDENDO MATEMÁTICA CANTANDO | |
Diana Machado, Raphael Boeno, Tatiana Delesposte, Jorge Henrique Gualandi |
APRENDENDO MATEMÁTICA COM O SEU MEIO: ISSO É ETNOMATEMÁTICA | |
Leila Maria Nascimento, Renato José de Carvalho, Ronise Aparecida de Carvalho, José Fernandes da Silva |
AUTONOMIA DISCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMATICA: A ATIVIDADE DIDÁTICA DOS “POEMAS MATEMATICOS” | |
Roberto Ribeiro Sousa, Karina Nascimento, Pamella Cavalcante, Ednaid Faria |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COMO ATIVIDADE DIDÁTICA PARA O APRENDIZADO | |
Rayara Barroca Silva, Marcela Santana Santos |
EXPLOSÃO DE NÚMEROS: NEGATIVO OU POSITIVO? | |
João Aparecido de Andrade, Amanda Costa Santos, Leila Maria do Nascimento |
FEIRA DE MATEMÁTICA COMO AÇÃO AVALIATIVA DA APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA DO IFMG-SJE | |
Sidney Pereira da Silva Junior, Amanda Costa Santos, Edilene Pereira Castro, Krisley Santos Miranda |
GINCANA DA MATEMÁTICA | |
Luan Martins de Oliveira |
INFLUÊNCIAS DA PEDAGOGIA FREINETIANA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Emerson Nunes da Costa Gonçalves, Mariana dos Santos Cezar, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLGIAS: ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM 2012 | |
Isabella Basílio Josaphá, Heloisa Herneck, Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares |
NOVAS TECNOLOGIAS E O ENSINO DA MATEMÁTICA: O USO DO GEOGEBRA® COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Isabel Cristina Pereira dos Santos, Charles Henrique Xavier Barreto, Ronaldo da Silva, Robson Marques de Souza |
O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: HAVERÁ UMA ABORDAGEM INCLUSIVA? | |
Thamires Belo de Jesus, Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, Edmar Reis Thiengo |
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COMO OPORTUNIDADE DE APLICAÇÃO DOS CONCEITOS METODOLÓGICOS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Karem Pinho, Marcilio Amorim, Renato Carvalho, Ronise Carvalho, Wly Lavor |
OFICINA DE MATEMÁTICA COMO FORMA DE COMUNICAÇAO E NOVA PROPOSTA DE RESOLVER PROBLEMAS | |
Juliana Cristina Nascimento, Taissa Silva Soares, Sandro Salles Gonçalves, Sidilene Aparecida Silva Gonçalves |
PROJETO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE PORCENTAGEM NAS PERSPECTIVAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ETNOMATEMÁTICA | |
Hilton Pereira da Silva, Marcílio de Miranda Amorim, Leonice Alves Lobo |
SISTEMA DE APOIO AO ENSINO DE FÍSICA E MATEMÁTICA PARA O NÍVEL MÉDIO | |
Jorge Carvalho Silva, André Lucas Díorio dos Santos Franca, Pedro Paulo da Cunha Machado |
TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CARÁTER FORMATIVO OU INFORMATIVO? | |
Mariana Aparecida Fonseca Silva, Gisele Ribeiro da Silva, Edilene Pereira de Castro, Leonice Alves Lobo |
UM OLHAR GEOMÉTRICO DOS SISTEMAS LINEARES DO TIPO 3x3 COMO UMA DAS APLICAÇÕES DO ESTUDO DAS EQUAÇÕES DO PLANO | |
Fábio Ferreira de Araújo, Margareth Mara Corrêa da Silva, Lucas Machado Miranda, Karina Costa do Nascimento |
UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO DOS FATOS FUNDAMENTAIS | |
Ingrit Cristina Santos, Griselda Leite Oliveira Matos |
UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A HISTÓRIA DO DINHEIRO NO BRASIL | |
Weverton Augusto da Vitória, Jackelinne Azevedo Silva dos Santos, Rurdiney da Silva, Hélio Rosetti Júnior |
USO DA PLANILHA EXCEL PARA ESTUDO DE SÉRIES E VERIFICAÇÃO DE CONVERGÊNCIA | |
Patrick Storch Sório, Marcelo Pereira Pinto da Silva, Hélio Rosetti Junior |
Exposições didático-pedagógica
APLICATIVO “MULTIBASE” PARA ANDROID | |
Vito Rodrigues Franzosi, Lauro Chagas e Sá, Rony Cláudio de Oliveira Freita |
MATERIAIS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Eulessia Costa, Sandra Aparecida da Silva Fraga |
PLANTAS ARQUITETÔNICAS, ÁREAS E ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Grazzielly Mazzarim Bernades, Aline Dutra Pereira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
Oficinas
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS E PROPOSTAS PARA O NUMERAMENTO | |
Rosangela Cardoso Silva Barreto |
ALGEBRINCANDO NO ENSINO MÉDIO: DISCUSSÕES SOBRE FUNÇÃO POR MEIO DE JOGOS | |
Lauro Chagas e Sá, Talita Moraes Modolo, Cátia Aparecida Palmeira |
ÁREA E PERÍMETRO NO GEOPLANO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA | |
Veronica Borsonelli Marcarini, Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Nunes Milanezi, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ATIVIDADES UTILIZANDO TABLET PARA OPERAÇÕES EM DIFERENTES BASES NUMÉRICAS | |
Vito Rodrigues Franzosi, Lauro Chagas e Sá, Rony Cláudio de Oliveira Freitas |
DIVIDIR PRA QUÊ? | |
Alexsandra Miranda Senna da Silva, Bernadete Veronica Schaeffer Hoffman |
EXPLORANDO ISOMETRIAS POR MEIO DE BORDADOS EM PONTO CRUZ | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
JOGO: COMBINANDO NO TRÂNSITO | |
Jose Carlos Thompson Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Weverton Augusto da Vitoria |
LITERATURA INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento, Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo |
NOÇÕES ELEMENTARES EM MATEMÁTICA AUXILIAM NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO TRIVIAIS? | |
Poncio Mineiro, Jefferson Araújo dos Santos, Denys Lourenço Dornelas |
NÚMERO REAL: É TODO NÚMERO RACIONAL OU IRRACIONAL, POR QUÊ? | |
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
O ESTUDO DA PROBABILIDADE: DOS PARADOXOS DE MONTY HALL E DO ANIVERSÁRIO AO PROBLEMA DOS PONTOS | |
Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares, Matheus Enrique Pimenta Brasiel, Mayara Permanhane Nascimento, Isabella Basílio Josaphá |
O CONSTRUTOR GEOMÉTRICO: UM SOFTWARE PARA O SEU TABLET | |
Marcelo Almeida Bairral |
ORIGAMI MODULAR: UMA OPÇÃO MANIPULATIVA DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Jenifer Heleno Stoffel, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
PARA NÃO MAIS ERRAR AS DIVISÕES: CONCEITOS, CONTEXTOS, ZEROS, VÍRGULAS E RESTOS | |
Hellen Castro Almeida Leite, Bruna Zution Dalle Prane, Jessica Schultz Kuster |
MÚSICA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO | |
Gean Pierre da Silva Campos |
TRABALHANDO NOÇÕES ALGÉBRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
Euléssia Costa Silva, Mirian Angeli, Vanusa Stefanon Maróquio |
UMA INTRODUÇÃO AO LATEX ATRAVÉS DE EXEMPLOS | |
Ramón Giostri Campos |
Apoio | Realização | ||