Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PLANTAS ARQUITETÔNICAS, ÁREAS E ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Grazzielly Mazzarim Bernades, Aline Dutra Pereira, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Data: 2013-11-13 05:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Apresentamos, neste trabalho, um material utilizado em turmas de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Vitória/ ES. A elaboração e utilização deste recurso didático-pedagógico integraram uma das atividades de regência realizadas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ IFES) acima apresentadas. O material consiste em recortes de cartolina representando cada uma das divisões de uma casa (cômodos) e seus respectivos móveis. Tal recurso surgiu a partir da necessidade de os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no estudo de geometria plana e, portanto, propositadamente, possibilita o trabalho em 2 dimensões. De maneira contextualizada, trata-se da vista superior de cada cômodo. Após a montagem dos cômodos, os alunos recebem um questionário no qual são indagados a respeito da área total dos cômodos, da área ocupada pelos móveis, da área para livre circulação, bem como do perímetro dos cômodos (todos referentes ao tamanho real, fora da representação no papel). Para responder a essas questões, os estudantes devem descobrir as dimensões de cada item por meio da medição do desenho e, conhecida a escala, devem encontrar as dimensões reais de cada móvel/ cômodo. Precisam, assim, mobilizar conhecimentos de geometria e também relativos a escala. 


Texto completo: PDF