Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

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INCLUSÃO X EXCLUSÃO NA PERSPECTIVA DO EDUCANDO: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS ALUNOS CONSIDERADOS “DIFERENTES”

Edmar Reis Thiengo

Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Data: 2013-11-14 04:45  – 06:00
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


 Ao se discutir a inclusão dos alunos, pensa-se que se trata em acolher, sem exceção, todas as pessoas, no sistema de ensino. Mas será que isso basta? Para responder esta indagação, esperamos ouvir aqueles que geralmente são invisibilizados em nossas escolas, para em seguida refletir sobre nossas posturas, visto que nem sempre as políticas públicas para a inclusão consideram as suas demandas. Consideraremos para reflexão as respostas de alguns sujeitos participantes de nossas pesquisas aos seguintes questionamentos: em quais momentos você se sente incluído(a) ou excluído(a) na escola que está matriculado(a)? Para tanto, estamos propondo uma análise do discurso sob a ótica de Michel Foucault, ou seja, a realização de três tarefas: questionar a vontade de verdade, restituir o caráter de acontecimento do discurso e suspender a soberania do significante. Buscaremos atender aos seguintes princípios: da inversão; da descontinuidade; da especificidade; e da exterioridade.