TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CARÁTER FORMATIVO OU INFORMATIVO?
Mariana Aparecida Fonseca Silva, Gisele Ribeiro da Silva, Edilene Pereira de Castro, Leonice Alves Lobo
Data: 2013-11-13 05:30 – 06:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este trabalho busca investigar as discussões teóricas acerca das novas tendências no ensino/aprendizagem de Matemática como o uso de tecnologias, Aplicações de Modelagem, Etnomatemática e Resolução de Problemas , tanto na formação inicial de professores de Matemática como em sala de aula. A investigação proposta aponta que as experiências com a utilização de computadores no ensino de Matemática indicam uma influência positiva no aprendizado de resolução de problemas, na formação de conceitos, na matematização dos problemas, na obtenção de provas e produção significado para o aluno. O uso dessas tendências no ensino-aprendizagem levam a uma melhor compreensão dos fenômenos do mundo que nos rodeia, onde a Matemática nos permite ampliar os conhecimentos sobre o mundo.
Texto completo: PDF