UM OLHAR SOBRE O RESTO NA DIVISÃO
Bernadete Veronica Hoffman, Lydia Braga Braga
Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Data: 2013-11-13 01:30 – 02:30
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este relato traz uma experiência realizada em uma escola de Vitória entre maio e junho de 2013 com a resolução de problemas com ideias da divisão: divisão partitiva e divisão cotativa, explorando estratégias próprias dos alunos para a aquisição do algoritmo formal. Os mesmos números foram envolvidos em contextos diferentes levando em consideração a natureza do conjunto e o papel do resto. Foi desenvolvida pela professora titular da turma de 5º ano e seguiu sequência didática discutida no Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo (GEEMES, 2013). onfrontando a teoria com a prática de sala de aula, ficou evidente que os alunos não tinham a compreensão de que o resultado da operação de divisão nem sempre vem apenas do quociente. Isso motivou novas ações e reflexões.
Texto completo: PDF