Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE POTENCIAÇÃO

Jady Ogioni Coelho, Rodrigo Marques Portela, Gerliane Martins Cosme

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2013-11-14 03:45  – 04:45
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Dentre os conteúdos matemáticos que deveriam ser estudados nas séries iniciais do ensino fundamental está o conteúdo de potenciação. Entretanto, muitos alunos têm chegado à 5ª série do ensino fundamental (6º ano) sem saber ao menos o que é uma potenciação. Assim, o professor dessa série precisa começar esse conteúdo, do princípio, da própria definição de potenciação. Por se tratar de um conteúdo que não é muito associado às situações cotidianas, diferente de outros conteúdos estudados nas séries iniciais (por exemplo, as quatro operações, frações e outros) os alunos acabam apresentando mais dificuldades para sua aprendizagem. Dificuldades que se não trabalhadas irão influenciar o aprendizado de outros conteúdos que têm a potenciação como requisito para a sua aprendizagem. Foi pensando e observando tais dificuldades nas aulas de matemática que acompanhamos que resolvemos desenvolver uma atividade envolvendo tal conteúdo, com o objetivo de fixar as ideias relacionadas à potenciação, desenvolver e agilizar o raciocínio lógico e o cálculo mental. A atividade consistiu num jogo, utilizando dados de 4, 6, 8, 10 e 12 faces, pincel para quadro branco e o quadro branco.


Texto completo: PDF