Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DA CALCULADORA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE OFICINAS

Rúbia Drumond Magalhães, Mayara Permanhane Nascimento

Prédio: Corredor C
Sala: C7
Data: 2013-11-14 03:45  – 04:45
Última alteração: 2013-10-30

Resumo


Este relato visa apresentar duas oficinas elaboradas por bolsistas do PIBID da área de matemática da UFV, a partir da necessidade de uma mudança no olhar frente ao ensino desta disciplina, considerando os recursos disponíveis. A calculadora é um desses recursos, que, muitas vezes, não é utilizada em sala de aula por inúmeras razões, como, por exemplo, pela ideia de que ela causa preguiça mental no aluno, ou mesmo de que seu uso não é permitido no vestibular ou concursos. Por outro lado, percebe-se que, em muitos casos, o professor não conhece as potencialidades pedagógicas deste recurso e tem insegurança em utilizá-lo com os alunos. Diante disto, os bolsistas se integraram para o estudo sobre este recurso, buscando estimular seu uso por futuros e atuais professores do Ensino Básico.


Texto completo: PDF