Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Catia Aparecida Palmeira

Prédio: Teatro
Sala: Teatro
Data: 2013-11-13 02:30  – 04:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Fazemos breve relato sobre nossa vivência e nossas concepções sobre a matemática, desde a educação básica até as experiências vivenciadas enquanto professora regente. Apresentamos recorte de pesquisa realizada no ano de 2011 em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Vitória, onde tínhamos quatro alunos com deficiência visual. Investigamos as formas de interação de todos os estudantes da turma entre si e com a professora e procuramos compreender os processos de aprendizagem de todos os jovens independente de habilidades ou deficiências. Verificamos que as diferentes interações e mediações estabelecidas entre todos os envolvidos e as práticas de ensino diferenciadas foram fundamentais para a inclusão de todos os alunos da turma nos processos de ensino e aprendizagem.