Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLGIAS: ANÁLISE DAS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM 2012

Isabella Basílio Josaphá, Heloisa Herneck, Gabriela França Oliveira, Denilson Marques Soares

Data: 2013-11-13 05:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


Com base no que é tratado sobre Avaliação no Brasil na Lei 9394/96-LDB- fizemos uma pesquisa para analisar como vem sendo realizando a avaliação do ensino médio no Brasil. Trabalhamos com foco na avaliação externa (Enem). Assim, o principal objetivo deste trabalho é o de analisar as questões de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2012 em resposta à seguinte pergunta: “quais Grupos de Conhecimentos e Competências foram mais cobrados na prova do Enem de 2012?” e o de apresentar algumas considerações gráficas e numéricas. Observamos que 36% das 45 questões analisadas exigiam conhecimentos numéricos e que 22% delas utilizam o conhecimento geométrico na resolução, e que todas as competências e áreas de conhecimentos contida no edital do Enem estavam presentes na prova de Matemática e suas Tecnologias. Portanto, observamos uma diversificada variedade de temas abordados para contextualizar as questões, o que vai de encontro com uns dos principais objetivos do Enem.


Texto completo: PDF