Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA PRÁTICA COLABORATIVA PARA RESGATE DE OPERAÇÕES COM FRAÇÕES NO ENSINO MÉDIO

Cátia Aparecida Palmeira, Adriana Piumatti de Oliveira, Jaqueline Magalhães Brum, Lauro Chagas e Sá, Thamires Belo de Jesus

Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 1
Data: 2013-11-13 01:30  – 02:30
Última alteração: 2016-05-22

Resumo


Durante uma das reuniões do Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo, o subgrupo que discute a Matemática do Ensino Médio identificou, a partir da prática em sala de aula, que o conhecimento dos alunos sobre operações com frações estava defasado. Neste cenário, elaboramos um material com o objetivo de discutir soma e subtração de frações com denominadores iguais considerando os conhecimentos prévios dos alunos. O propósito do material elaborado pelo grupo é auxiliar os alunos na retomada das operações frações por meio de atividades que relacionam os algoritmos às representações gráficas. Esse estudo foi desenvolvido em três momentos: atividade diagnóstica, intervenção e verificação. Diante de nossas análises percebemos que os alunos resgataram seus conhecimentos procedimentais, conceituais e atitudinais.Destacamos que algumas dessas análises foram possíveis a partir das discussões no grupo de estudos durante a elaboração das atividades, aplicação e resultados obtidos.

Texto completo: PDF