Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO IFES/VITÓRIA

Antônio Henrique Pinto

Prédio: Corredor da Mecânica
Sala: Auditório da Mecânica
Data: 2013-11-13 02:30  – 04:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


A formação inicial do professor constitui uma das principais preocupações da agenda de educadores e gestores de políticas públicas. Nesse contexto, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID se insere como ação inovadora a partir de perspectivas ontológicas e epistemológicas que considerem o professor como sujeito histórico e possuidor de saberes, conforme salientam Fiorentini, Tardif e outros. Nesse sentido, essa formação deve estar assentada na valorização de três eixos formativos: articulação entre a teoria e a prática pedagógicas; aproximação entre a escola básica e os cursos; integração entre formação inicial e continuada. Como conclusões parciais, notamos que a formação docente é incrementada pelos elementos que perpassam a articulação entre diferentes conhecimentos e a efetiva construção de sua identidade e profissionalização docente.