Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, 3ª Semana da Matemática do Ifes

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A AVALIAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Bruno Pinheiro dos Reis Gonçalves, Débora Aparecida de Almeida Santos, Edson Antônio Santos Monteiro, Jéffesson Anatário Nazário Batista

Data: 2013-11-13 05:30  – 06:30
Última alteração: 2013-10-29

Resumo


O presente trabalho faz uma abordagem sobre a avaliação em Matemática desenvolvida na concepção da Resolução de Problemas, ressaltando sua contribuição para a aprendizagem quando utilizada como ferramenta de construção do conhecimento matemático. Diante de uma análise bibliográfica, percebe-se que as perspectivas atuais relacionadas à educação defendem a utilização de novas metodologias com o objetivo de favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, entendendo que a avaliação é parte integrante e fundamental desse processo, ela também é alvo de pesquisas. Com isso, o trabalho tem como objetivo contribuir com as discussões referentes à avaliação em Matemática, ressaltando alguns pontos que se consideram importantes no seu desenvolvimento.


Texto completo: PDF