MODELAGEM COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRABALHANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA EM SALA DE AULA
Prédio: Corredor B
Sala: Mini Auditório 2
Data: 2013-11-14 03:45 – 04:45
Última alteração: 2013-10-30
Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência com o ensino da matemática financeira nas escolas e especialmente no ensino fundamental. Foram construídos modelos matemáticos relacionados ao negócio de “churrasquinho de rua” para mostrar como a modelagem matemática pode ser usada em qualquer situação do cotidiano, podendo tornar mais agradável e atraente o processo ensino-aprendizagem de Matemática. O método proposto aos alunos consistiu-se de duas partes: a primeira foi a pesquisa de campo, na qual os mesmos fizeram levantamentos de preços dos produtos e também entrevista pessoal com os vendedores do negócio, a segunda parte foi a reunião dos dados obtidos na pesquisa de campo e uma discussão geral sobre o tema. Assim os alunos puderam vivenciar a realidade do projeto, exercitando a capacidade de organização, raciocínio e modelando uma situação cotidiana para o campo da matemática financeira.
Texto completo: PDF